Após críticas sobre atraso, a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) divulgou na tarde desta quinta-feira (16) o resultado preliminar do Programa Capes Entre Mares, que financiará pesquisa sobre derramamento de óleo nas praias do nordeste. A previsão era que o resultado sairia no dia 18 de dezembro.
Em nota, a Capes afirmou que foram selecionadas 12 propostas das 278 submetidas e que cumpriram todos os prazos do edital, “especialmente neste caso, onde não consta uma data-limite para a divulgação dos resultados, a CAPES oferece aos pesquisadores a possibilidade de recorrer da decisão, após a divulgação dos selecionados preliminarmente, em até três dias úteis. O resultado final será publicado depois da análise dos eventuais recursos”, declarou a instituição no seu site.
A Capes alegou que a demanda superou as expectativas da coordenação e que foi por isso que ocorreu o atraso na publicação da lista dos selecionados.
Mas as críticas dos pesquisadores se estenderam também ao montante destinado às pesquisas. Com um total de R$ 1,36 milhão, cada proposta receberá R$ 100 mil, liberado em parcela única.
Redução do orçamento, corte de verbas são algumas das dificuldades enfrentadas pelos pesquisadores para estudar os impactos do óleo que desde setembro tomaram conta do litoral dos nove estados do nordeste e do estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Até hoje, não se sabe o ponto de origem das manchas e o responsável pelo derramamento.
Saiba Mais
Resultado preliminar Programa Capes Entre Mares
Leia Também
Óleo já atingiu mais de 40 unidades de conservação, diz artigo publicado na Science
Organizações pedem o fim do sigilo nas ações em relação às manchas de óleo
Rodrigo Maia autoriza criação de CPI para investigar manchas de óleo
Leia também
Rodrigo Maia autoriza criação de CPI para investigar manchas de óleo
Colegiado será composto por 84 membros entre titulares e suplentes. Comissão terá como função avaliar as medidas que estão sendo tomadas pelos órgãos competentes →
Organizações pedem o fim do sigilo nas ações em relação às manchas de óleo
Texto reúne mais de cem assinaturas entre pesquisadores, políticos, artistas pedindo mais transparência nas atuações e na divulgação de dados em relação ao caso →
Óleo já atingiu mais de 40 unidades de conservação, diz artigo publicado na Science
Segundo pesquisadores, derramamento na costa brasileira pode ser considerado o maior desastre ambiental provocado por óleo em oceanos tropicais →