Salada Verde

Edital oferece bolsas de R$8 mil para reportagens sobre oceanos

Iniciativa da Fundação Grupo Boticário financiará até cinco propostas de reportagens sobre legislação e políticas públicas costeiro-marinhas. Inscrições até 31/05

Duda Menegassi ·
13 de maio de 2021 · 5 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Para marcar o primeiro ano da Década do Oceano, a Fundação Grupo Boticário, em parceria com a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da UNESCO, lançou o Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental. A iniciativa irá financiar até cinco propostas de reportagens de todo Brasil que abordem temas relacionados à legislação e políticas públicas costeiro-marinhas, como a deficiência na aplicação das leis, ou exemplos positivos e negativos de legislações e políticas públicas. Os selecionados receberão bolsas de R$8 mil cada. O objetivo é estimular jornalistas a darem mais visibilidade à pauta e também sensibilizar a sociedade sobre o assunto.

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de maio, através do formulário online disponível no site da Fundação Grupo Boticário. Os conteúdos apoiados deverão ser veiculados em veículos impressos, portais, sites, emissoras de rádio ou TV. Podem se inscrever jornalistas formados ou que comprovem exercer a função regularmente há pelo menos dois anos, sem a necessidade de serem especializados em coberturas ambientais.

A seleção irá considerar a criatividade e originalidade da pauta, a relevância do tema para a sociedade, a consistência do plano de apuração e de divulgação, assim como o currículo e a qualidade das produções anteriores do candidato. Cada participante pode apresentar até duas propostas de pauta, desde que tenham abordagens distintas. Os projetos selecionados serão divulgados até 20 de julho de 2021 e as publicações das reportagens dos vencedores devem ocorrer até o dia 10 de dezembro de 2021 (veja o regulamento completo aqui).

De acordo com o gerente de Engajamento, Comunicação e Relações Institucionais da Fundação Grupo Boticário, Omar Rodrigues, “a iniciativa tem o intuito de evidenciar que a proteção do oceano depende de políticas públicas e legislação ambiental eficazes”, assim como ajudar a construir uma cultura oceânica que garanta o engajamento de todos.

*Foto em destaque por Duda Menegassi

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Salada Verde
5 de dezembro de 2025

Reportagem sobre compostagem é a grande vencedora do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2025

Matéria de Elizabeth Oliveira, em ((o))eco, ganhou a categoria nacional texto. Premiação ocorreu em cerimônia realizada nesta quinta-feira (4)

Notícias
5 de dezembro de 2025

Conama incorpora justiça climática e combate ao racismo ambiental em nova diretriz

Resolução inédita reconhece desigualdades ambientais e cria diretrizes para políticas mais justas; Princípios foram aprovados durante 148ª reunião do colegiado

Salada Verde
5 de dezembro de 2025

Plataforma reúne dados da cadeia da restauração para alavancar agenda no país

A Vitrine da Restauração ajuda a conectar fornecedores de insumos e serviços, viveiros, pesquisadores e políticas públicas para acelerar iniciativas de recuperação da vegetação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.