Salada Verde

Em mensagem ao Congresso, Lula pede apoio para reconstrução ambiental

Presidente diz a parlamentares recém-empossados que pretende promover o “reencontro do país com seu futuro como potência ambiental”

Cristiane Prizibisczki ·
3 de fevereiro de 2023 · 1 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entregou ontem (2) ao Congresso uma mensagem em que pede que os parlamentares recém-empossados trabalhem de “forma harmônica” para a reconstrução do país, incluindo a área ambiental. A mensagem do Executivo faz parte dos procedimentos de abertura dos trabalhos legislativos e serve de indicativo de como o Presidente pretende se relacionar com a nova formatação do Parlamento.

Para seu novo governo, Lula propõe aos parlamentares uma “atuação harmônica, ainda que independente”, com diálogo, parceria e confiança mútua em prol do país e da população.

“Temos um país para reconstruir e isso só será possível com a construção de diferentes forças políticas e da sociedade como um todo”, disse Lula, na mensagem lida pelo primeiro-secretário da Mesa do Congresso, deputado Luciano Bivar (União-PE).

Além da mensagem lida em Plenário, o Executivo também entregou aos parlamentares um documento de 180 páginas com suas propostas de governo e com o relatório elaborado pelo Gabinete de Transição. “Fiz questão de incluí-lo neste documento para explicitar, mais uma vez, a gravidade do processo de desmonte do Estado e desorganização das políticas públicas nos últimos anos”, disse Lula.

O tema ambiental e de direitos das populações tradicionais aparecem em diferentes momentos e em capítulos específicos do documento. Nele estão detalhados quais os atos anti-ambientais do governo Bolsonaro que serão – ou já foram – revogados, e como a gestão Lula pretende promover a reconstrução da área.

“Este Governo irá combater o uso predatório de recursos naturais e estimular as atividades econômicas com menor impacto ecológico […] A transição para a economia de baixo carbono é entendida como uma vantagem competitiva para o País, que tem condições de gerar negócios, produtos e serviços com menores emissões de carbono, além de oferecer soluções para as necessidades de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. O desafio do Governo eleito é o da reconstrução do desmonte das instituições e o reencontro do País com seu futuro como potência ambiental”, afirma Lula, no documento.

Na tarde de ontem 513 deputados federais e 27 senadores tomaram posse, formando, assim, a nova composição do Congresso Nacional.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Notícias
2 de fevereiro de 2023

Bolsonarismo chega como principal força política da Amazônia Legal no novo Congresso Nacional

PL é o partido com a maior bancada de estados da Amazônia Legal, com 19 deputados empossados; junto com União e Republicanos, grupo mais fiel ao ex-presidente

Salada Verde
30 de janeiro de 2023

Marina revoga portaria que reduzia a proteção de espécies ameaçadas

Ministra suspende normativas instituídas no apagar das luzes do governo Bolsonaro e lista vermelha volta a ter a proteção anterior

Reportagens
18 de janeiro de 2023

Revogaço não é suficiente para reduzir crime que domina Amazônia, dizem ambientalistas 

Para dirigentes de ONGs da região, maior desafio passa pela recuperação de territórios hoje dominados pelo crime organizado; reaparelhar instituições será vital

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.