Salada Verde

Em uma semana, incêndios atingiram um terço da Estação Ecológica do Taim

Controlado na última sexta, incêndios atingiram mais de 11 mil hectares da Unidade de Conservação, que fica no Rio Grande do Sul. Número é de monitoramento realizado ontem pelo ICMBio

Michael Esquer ·
20 de dezembro de 2022 · 1 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Em uma semana, o incêndio, que teve início com a queda de um raio, atingiu um terço da área da Estação Ecológica (ESEC) do Taim, que fica entre Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul. Controlado na última sexta-feira (16), a estimativa da área queimada foi publicada nesta segunda-feira (19) pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

Entre segunda (12) e sexta, 22 focos de incêndio foram registrados na ESEC, de acordo com o Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas (Inpe). Conforme atualização publicada pelo ICMBio, a área total atingida pelo fogo alcançou 11.928,84 hectares. O número consta em monitoramento da Divisão de Informações Geoespaciais e Monitoramento da instituição. 

A área atingida pelo fogo corresponde a 36,2% da área total da ESEC, uma vez que essa possui 32,8 mil hectares. Neste momento, brigadistas do ICMBio ainda seguem no local monitorando a área.

Área atingida pelo fogo na ESEC do Taim. Foto: Reprodução/ICMBio

Em relação ao impacto na fauna existente dentro da Unidade de Conservação (UC), que abriga uma grande diversidade de espécies vegetais e animais da Mata Atlântica, nove pontos de concentração de animais foram vistoriados e, segundo o ICBMBio, não houve registros de feridos ou mortos. 

Como mostrou ((o))eco, na última quinta-feira (15) o ICMBio confirmou que o incêndio na ESEC teve início na segunda, após a queda de um raio próximo à BR-471, que dá acesso ao Uruguai. Desde então, atuaram no combate ao fogo brigadistas da instituição, do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul e profissionais contratados pela CMPC, multinacional de silvicultura que possui Termo de Cooperação Técnica em andamento junto ao ICMBio. 

  • Michael Esquer

    Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com passagem pela Universidade Distrital Francisco José de Caldas, na Colômbia, tem interesse na temática socioambiental e direitos humanos

Leia também

Notícias
15 de dezembro de 2022

Incêndio atinge Estação Ecológica do Taim, no Rio Grande do Sul

Unidade de Conservação já teve 2,5 mil hectares consumidos pelo fogo desde segunda. Reconhecida como sítio Ramsar, estação integra zona núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Reportagens
24 de setembro de 2015

Henrique Horn: “Ampliação da Esec de Taim é consenso”

Em entrevista, chefe da estação ecológica conta sobre o processo de ampliação da área e diz que hoje está mais fácil criar UCs marinhas no país.

Notícias
5 de junho de 2017

Governo cria Parque no Pará e amplia Veadeiros, Taim e União

Temer manteve a tradição de apresentar boas novidades no Dia Mundial do Meio Ambiente. Criação de área protegida foi a surpresa do dia

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.