Salada Verde

Empresa denunciada às Nações Unidas por ameaçar aves e comunidades na Caatinga

Projetos da francesa Voltalia para geração de energia eólica estão na mira de ONGs brasileiras e internacionais

Aldem Bourscheit ·
19 de dezembro de 2022 · 1 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Setenta organizações civis e associações comunitárias denunciaram ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos que projetos da francesa Voltalia arriscam as vidas da arara-azul-de-lear e de 600 famílias na Caatinga baiana.

Conforme a queixa, assinada por entidades como American Bird Conservancy (ABC), WWF e Rewild, há 2 anos a empresa ignora pedidos de entidades conservacionistas e comunidades para afastar seu projeto para geração de energia eólica para longe de Canudos (BA).

No local, a implantação de uma usina com 28 turbinas distribuídas em 55 hectares teria começado sem os devidos estudos de impacto ambiental e audiências públicas.

“A arara-de-lear voltou da beira da extinção por meio de esforços intensivos de conservação nos últimos 35 anos e agora enfrenta o risco de colisões mortais com turbinas e linhas de transmissão”, disse Amy Upgren, diretora da Aliança para Extinção Zero e Programa de Áreas Chave para a Biodiversidade na ABC.

O projeto também estaria cercando e bloqueando com estradas e portões o acesso a terras comunais usadas há gerações por moradores da região para criar cabras e gado, levando ao sobrepastoreio e degradação das áreas que restaram.

Em julho deste ano, uma reportagem de ((o))eco levou à paralisação de um projeto da Voltalia na região de soltura da ararinha-azul, em Curaçá (BA). Extinta na natureza em 2000, por tráfico internacional e destruição de moradas naturais, exemplares da ave são reintroduzidos naquela porção da Caatinga. 

A Voltalia comentou a ((o))eco que estudos apontam baixa ocorrência da arara-azul-de-lear na região do empreendimento, mas que mesmo assim adotou medidas como pintar as pás das turbinas para aumentar sua visibilidade pelas aves e instalar sinalizadores sonoros para afastar animais que se aproximem dos aerogeradores.

A empresa afirma que age para criar uma unidade de preservação para a espécie e que investirá R$ 12 milhões nos próximos anos na conservação da arara-azul-de-lear e do licuri (palmeira nativa da Caatinga apreciada pelas aves), sob orientações do ICMBio

“A Voltalia reafirma seu respeito e cumprimento à legislação do país, seu compromisso com o meio ambiente, com o desenvolvimento das regiões onde atua e com toda a sociedade brasileira. A empresa está aberta ao diálogo com o objetivo de esclarecer todas as dúvidas e questionamentos que possam vir das autoridades, comunidades, ambientalistas e sociedade civil”, descreve a nota enviada a ((o))eco.

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista brasilo-luxemburguês cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Sel...

Leia também

Reportagens
6 de junho de 2022

Usina eólica no sertão baiano na rota de reintrodução da ararinha-azul

Soltura das aves, extintas da natureza por degradação ambiental e tráfico, é associada à recuperação da Caatinga, alvo do desmate e da desertificação

Reportagens
8 de agosto de 2022

Empresa que disse cancelar usina próxima à área da ararinha-azul mantém estudos para licenciamentos

O levantamento para um parque eólico e a autorização para uma usina fotovoltaica ainda constam em sistema de órgão ambiental baiano

Notícias
7 de julho de 2022

Empresa desiste de parque eólico em área da ararinha-azul

Comunicado da Voltalia divulgado à imprensa esclarece que não há intenção de construir um projeto eólico em Curaçá, na Bahia, habitat das ararinhas-azuis reintroduzidas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.