A décima quarta edição do Festival Filmambiente chegou ao fim. Sediado no Rio de Janeiro, o evento celebrou 47 produções audiovisuais com temáticas socioambientais, e reconheceu a produção cinematográfica de 25 países.
A cerimônia aconteceu no Estação NetRio, no bairro de Botafogo, e foi realizada pela Amado Arte&Produção e Uirapuru Filmes. Com apresentação da atriz Rita Elmôr, a cerimônia de encerramento também contou com a exibição do documentário “Paraíso”, lançado em 2024 pela diretora carioca Ana Rieper.
O evento possuía 22 categorias para premiação voltados para longas-metragens e curtas tanto brasileiros quanto internacionais. Entre o time de jurados estavam celebridades do audiovisual como a atriz Patrícia Pilar, junto a cineastas premiados em edições anteriores do Filmambiente, a exemplo de Carolina Magalhães, vencedora na categoria de melhor montagem de curta-metragem na edição anterior do festival. A premiação também garantiu espaço para ganhadores eleitos pelo voto popular, eleitos pelos espectadores.
Dentre as produções que participaram desta edição, o brasileiro “Mãos à Terra”, de Sérgio Guidoux, e a produção ganesa “Breve, Leve, Suave”, dirigido por Arthur Musah, obtiveram maior destaque. O primeiro venceu melhor montagem e o prêmio especial na categoria Longa-Metragem Brasileiro, além do Voto Popular de melhor longa-metragem brasileiro. A produção de Gana também conquistou três categorias: melhor filme, além de montagem e edição na categoria Longa-Metragem Internacional.
Confira a lista de premiados:

Longa-Metragem Internacional:
- Melhor Fotografia: Natalia Pietsch e Grzegorz Piekarski por A Cidade Que Se Mudou (Polônia, 2025), o filme fez parte também da Carte Blanche Visions Du Réel
- Melhor Montagem: Kelly Creedon, Keith Fulton e Brian Redondo por Breve, Leve, Suave (Gana, 2023)
- Melhor Diretor: Arthur Musah por Breve, Leve, Suave (Gana, 2023)
- Melhor Filme: Breve, Leve, Suave (Gana, 2023), de Arthur Musah
Júri: Jalena Keane-Lee, Luiz Ernesto Bretz e Patrícia Pillar
Longa-Metragem Brasileiro:
- Prêmio Especial: Mãos à Terra (Brasil, 2025), de Sérgio Guidoux
- Melhor Fotografia: Carlos Araió Nascimento, por Mundurukuyü, A Floresta das Mulheres-Peixe (Brasil, 2025)
- Melhor Montagem: Bruno Carboni e Sérgio Guidoux por Mãos à Terra (Brasil, 2025)
- Melhor Diretor: Aldira Akay, Beka Munduruku, Rilcélia Akay por Mundurukuyü, A Floresta das Mulheres-Peixe (Brasil, 2025)
- Melhor Filme: Pele de Vidro (Brasil, 2023), de Denise Zmekhol
Júri: Jorge Bodanzky, Priscila Brasil e Rita Elmôr
Voto Popular:
- Melhor Curta-Metragem em Animação e Ficção: Crac (França, 2024), de Dimitri Martin Genaudeau
- Melhor Curta-Metragem Documentário: Zag – Árvores Altas Precisam de Raízes Profundas (Estados Unidos, 2025), de Clara Wetzel
- Melhor Longa-Metragem Brasileiro: Mãos à Terra (Brasil, 2025), de Sérgio Guidoux
- Melhor Longa-Metragem Internacional: Permanecer Nativo (Estados Unidos, 2025), de Paige Bethmann
Curta-Metragem em Animação e Ficção:
- Menção Especial: Mamãe (França, 2024), de Lyna Tadount e Sofian Chouaib
- Melhor Fotografia: Nader Chalhoub por Crac (França, 2024), de Dimitri Martin Genaudeau
- Melhor Montagem: Daniel Sousa por As Flores da Rainha (Havaí, 2024), de Ciara Leinaʻala Lacy
- Melhor Diretor: Martin Escriche por O Sonho de Cadinho (Brasil, 2025)
- Melhor Filme: Martha (Suíça, 2024), de Marcel Barelli
Júri: Akhil Lotlikar, Rosana Urbes e Marão
Curta-Metragem Documentário:
- Melhor Fotografia: Damião Paz por Canto de Acauã (Brasil, 2024)
- Melhor Montagem: Julio Castro por Canto de Acauã (Brasil, 2024)
- Melhor Diretora: Mariana Duarte por Promontório (Reino Unido, 2024)
- Melhor Filme: Zag – Árvores Altas Precisam de Raízes Profundas (Estados Unidos, 2025), de Clara Wetzel
Júri: Carolina Magalhães, Yesenia Novoa Rodríguez e Lidiane Reis
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