Salada Verde

Nona edição do Filmambiente começa em abril

Festival de filmes ambientais será do dia 04 a 10 de abril e exibirá 34 produções. Esta será a primeira vez que o evento ocorrerá em Niterói, no Rio de Janeiro

Sabrina Rodrigues ·
25 de março de 2019 · 5 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Criado em 2011, o Filmambiente exibe os mais variados filmes da área ambiental. Foto: Pixabay.

Ampliar a visibilidade das questões ambientais para o maior número de pessoas possível. É com essa expectativa que começará, no dia 04 de abril, a nona edição do Filmambiente 2019- Festival Internacional de Filmes Ambientais, que acontecerá no município de Niterói, no Rio de Janeiro.

“O que a gente quer com o festival é falar com pessoas que ainda não estão atentas para o assunto, por isso a gente faz uma seleção mais aberta, onde o ser humano é o centro, é uma questão ambiental mais ampla, mas que envolve ser humano, não só plantas e matas, mas a questão do homem e o seu entorno”, afirma Suzana Amado, diretora do festival. “A gente procura selecionar filmes que possam interessar ao maior número de pessoas. Esperamos falar com o público que necessariamente não está voltado para as questões ambientais. Um público que vá pelo fato de o filme ser bom, porque se interessa por bons filmes”, continua Suzana.

Criado em 2011, este ano será a primeira vez que Niterói sediará uma edição do Festival. Serão ao todo 34 filmes –, nove na mostra competitiva e 25 curtas e médias metragens reunidos em quatro programas. Há produções do Brasil, Reino Unido, África do Sul, Canadá, Estado Unidos, França, Argentina, Turquia, Argélia, Índia, Irã e México. As exibições acontecerão de 04 a 10 de abril, no Cine Arte UFF, em Icaraí, às 19h e no Reserva Cultural, no Gragoatá, às 21h.

Evento gratuito

Com exibições gratuitas, o Filmambiente contará com um júri popular para escolher o vencedor da mostra competitiva. Como exemplo da diversidade dos temas que serão exibidos, o festival abrirá com o filme chamado “Astral”, no Reserva Cultural, na noite de quinta-feira (04). A produção espanhola narra a história de um barco de luxo transformado em barco de resgate e a luta da ONG espanhola Open Arms para salvar as vidas que se arriscam no Mediterrâneo em busca de uma vida melhor na Europa. Com direção de Jordi Évole, o filme revela, com muita emoção, um dos maiores dramas humanos da atualidade. A intenção é que a partir deste filme, as pessoas discutam, pensem em discriminação, aceitação e empatia.

O filme “Amazônia, o despertar de florestania, dirigido por Christiane Torloni e Miguel Przewodowski, terá a pré-estreia durante o festival, entrando em circuito comercial em seguida. Depois da exibição do filme, haverá debate com os diretores.

“Espero que ao assistir ao filme dirigido pela Christiane Torloni, as pessoas entendam a questão da Amazônia e da preservação ambiental. Com o filme, esperamos falar com outro tipo de público. Temos um público cativo, que se interessa pelas questões ambientais, mas o que queremos com o festival é levar as informações para as pessoas que ainda não estão atentas para o assunto, por isso, fazemos uma seleção bem eclética, com vários assuntos.

Você pode saber mais sobre o Filmambiente, nas redes sociais do Festival como o Facebook, Instagram e Twitter.

Saiba Mais

Filmes

Programação

Serviço

Evento: Filmambiente 2019

Onde: Cine Arte UFF, Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí, Niterói, Rio de Janeiro.

 Reserva Cultural Niterói, Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói, Rio de Janeiro.

Quando: De 04 a 10 de abril, sempre às 19h e 21h.

Valor: Entrada gratuita.

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Salada Verde
19 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

Notícias
19 de abril de 2024

Mais de 200 pistas de pouso são registradas dentro de Terras Indígenas na Amazônia

Maioria está próxima a áreas de garimpo, mostra MapBiomas. 77% da atividade garimpeira ilegal na floresta tropical está a menos de 500 metros da água

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.