Um filhote de onça-parda (Puma concolor) foi resgatado sozinho por policiais do Batalhão Ambiental de Mato Grosso no município de Jaciara, localizado a 144 km de Cuiabá, a capital do estado. O animal, que não tem mais que 1 mês de vida, estava perdido em uma área de lavoura, sem a presença da mãe. O resgate ocorreu na quarta-feira (17). Não há notícias sobre o paradeiro da mãe ou se ela se encontra viva.
A presença de um filhote perdido chegou ao conhecimento da 9ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militares de Jaciara, que por sua vez acionou o Batalhão Ambiental. O animal recebeu os primeiros cuidados em Jaciara. Segundo nota publicada pela Polícia Militar do Mato Grosso, uma moradora que atua em apoio aos órgãos ambientais no município recepcionou o felino, que logo foi transferido para o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, onde está internado.
A onça-parda está sendo acompanhadas por veterinários da UFMT e deverá ser encaminhada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Batalhão Ambiental (Cetas), em Várzea Grande, onde começará os trabalhos para reintroduzir o animal na natureza.
*Com informações da Polícia Militar do Mato Grosso.
Leia Também
Encurralado por cães, filhote de onça-pintada é resgatado em Mato Grosso
Câmera registra três suçuaranas em área protegida no Amazonas
Onça-parda passa 24h acuada em área urbana e captura vira espetáculo
Leia também
Onça-parda passa 24h acuada em área urbana e captura vira espetáculo
Quatro pessoas foram presas por agredir e desrespeitar ordem dos policiais, tentando filmar o animal de perto, que foi capturado, levado para exames e devolvido à natureza →
Câmera registra três suçuaranas em área protegida no Amazonas
As onças-pardas foram vistas no período matinal, o que não é muito comum. As imagens fazem parte de uma pesquisa sobre biodiversidade de vertebrados na Amazônia →
Encurralado por cães, filhote de onça-pintada é resgatado em Mato Grosso
Felino estava perambulando sozinho em assentamento quando foi resgatado por agentes da Secretaria de Meio Ambiente →