Salada Verde

Pesquisa faz registro inédito de onça-parda em Ilha Grande

Através de armadilhas fotográficas, pesquisadores conseguem capturar pela primeira vez imagens do felino na ilha do litoral do Rio de Janeiro

Jéssica Martins ·
28 de novembro de 2022 · 1 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Pesquisadores conseguiram realizar o primeiro registro de uma onça-parda em Ilha Grande, no litoral sul do estado do Rio de Janeiro. As imagens foram capturadas no último domingo (27) através de armadilhas fotográficas instaladas em trilhas do Parque Estadual de Ilha Grande. No vídeo, é possível ver a onça transitando perto do rio e logo depois entrando no mato.

A onça-parda (Puma concolor) é o segundo maior felino das Américas. O avistamento inédito foi realizado pela bióloga Lena Geise, professora de Zoologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). E as armadilhas foram instaladas durante aulas práticas da disciplina Biologia e Conservação de Mamíferos no Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (CEADS).

Relatos sobre a presença da espécie na ilha já haviam sido feitos por moradores, mas nunca houve confirmação em imagens. Em mais de 25 anos de pesquisas realizadas pela universidade, esse foi o primeiro registro em vídeo da espécie realizado pelas armadilhas fotográficas. 

Em postagem nas redes sociais, o CEADS reforça que as onças-pardas não são ameaça para humanos. “A presença desse animal na Ilha Grande não deve ser vista como uma ameaça, já que a onça-parda é parte da fauna natural da região e o convívio não precisa ser temido. Trata-se de uma provável população tão antiga como todos os outros mamíferos como por exemplo o bugio, as capivaras, cutias e pacas, não tendo causado prejuízos à população humana”, conta a publicação.

A espécie atualmente é classificada como Vulnerável à extinção pela avaliação nacional conduzida pelo ICMBio. Sua comemorada aparição pode ser um bom sinal também da qualidade ambiental de Ilha Grande, já que a onça-parda, predador no topo da cadeia alimentar, é um bom indicador de que as espécies abaixo dela na cadeia também estão presentes no território.

  • Jéssica Martins

    Estudante de Ciências Biológicas, estagiária em ((o))eco, apaixonada pela natureza e comunicação.

Leia também

Reportagens
4 de outubro de 2021

O retorno das onças-pardas ao município do Rio de Janeiro

Com seis registros confirmados nos últimos 15 anos, a onça-parda, que já foi considerada extinta no município carioca, está de volta nos dois maiores maciços florestais da cidade

Notícias
21 de novembro de 2022

Onça-parda é encontrada por moradora em banheiro de casa em Mato Grosso do Sul

Saudável e sem ferimentos, macho foi solto em reserva florestal após ser sedado e capturado. Não houve ataque apesar da proximidade entre a dona da casa e o animal

Reportagens
5 de maio de 2022

Onça-parda vai passar por cirurgia após receber mais de 30 tiros de chumbinho

Animal foi alvejado com arma de matar passarinho um mês antes de ser atropelado. Chumbinho ficou alojado no rim, coluna e quadril

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 4

  1. Paulo César Fernandes Lage diz:

    Deu pra identificar se é macho ou fêmea? Se for um macho, não seria uma boa ideia soltar a próxima fêmea apreendida em área urbana, na ilha, para tentar uma reprodução natural em área de preservação para ajudar a salvar a espécie? Abraço.


  2. Daniel diz:

    Por que vocês não informam que a ilha grande é um distrito de Angra dos Reis? Não disvenculem a ilha ao município.


  3. Carlos Augusto da Rocha lobo diz:

    No vale do Ribeira tem muito desses felinos


  4. Eliana diz:

    Anos atrás ..numa noite de vento leste, durante a madrugada, de dentro da barraca que quase voava …eu ouvi a onça, saltando a cerca, ouvi, senti suas patas batendo no chao de terra e um suave rosnar …
    …dia seguinte, ligeiramente via se as pegadas…más era tão remoto quanto improvavél !! Rsss