Salada Verde

Encurralado por cães, filhote de onça-pintada é resgatado em Mato Grosso

Felino estava perambulando sozinho em assentamento quando foi resgatado por agentes da Secretaria de Meio Ambiente

Sabrina Rodrigues ·
14 de fevereiro de 2019 · 3 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
O filhote estava sozinho e acuado por cachorros quando foi resgatado. Foto: Renata Prata/ Sema-MT.

Um filhote de onça-pintada (Panthera onca) estava sendo encurralado por cães quando foi resgatado por servidores da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso, no município de Santo Afonso (MT). O filhote não tem mais do que 5 meses de vida, estava desnutrido, assustado e sem a mãe.

Não foi divulgado se os servidores da Diretoria de Unidade Desconcentrada (DUD) da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Tangará passava pelo local ou se foram apurar alguma denúncia. O que se sabe é que foram eles que resgataram o felino. Também não há notícias sobre o paradeiro da mãe do filhote, mas é provável que esteja morta.

O animal foi encontrado no assentamento rural Ariranha e encaminhado para o Hospital Veterinário da Universidade de Cuiabá (Unic), na capital, onde se encontra internado.  

A onça-pintada (Panthera onca) pode estar no topo da cadeia alimentar, mas um filhote é um filhote. Com pouco mais de 100 dias de nascido, ainda não sabe caçar, embora já possa comer carne. Tão novinho e sem a mãe por perto, não é surpresa que esteja internado com as seguintes debilitações: desidratado, com infecção causada por larvas de moscas na orelha (miíase) e pesando apenas 5 kg.

O animal está sob os cuidados do professor Marco Aurélio Molina Pires, que informou que o tratamento do filhote inclui soro, antibioticoterapia (tratamento à base de uso de antibióticos) e suplementação de vitamina.

 

Leia Também

Onça-parda passa 24h acuada em área urbana e captura vira espetáculo

Bombeiros resgatam onça em empresa de São Paulo

Onça-pintada: símbolo brasileiro de conservação da biodiversidade

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Análises
14 de novembro de 2018

Onça-pintada: símbolo brasileiro de conservação da biodiversidade

A ideia da criação do dia da onça é para que possa ser feita, todos os anos, uma reflexão e discussão sobre a conservação do maior felino das Américas no país

Salada Verde
14 de agosto de 2017

Bombeiros resgatam onça em empresa de São Paulo

Ao chegarem para trabalhar, funcionários de uma empresa em Itapecerica da Serra se depararam com uma onça-parda no escritório

Reportagens
4 de fevereiro de 2018

Onça-parda passa 24h acuada em área urbana e captura vira espetáculo

Quatro pessoas foram presas por agredir e desrespeitar ordem dos policiais, tentando filmar o animal de perto, que foi capturado, levado para exames e devolvido à natureza

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Comentários 1

  1. Claudio diz:

    coitado ainda bem que conseguiram resgatar