Após afirmar que a taxa cobrada para visitar o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha era um “roubo”, enviar o ministro do Meio Ambiente ao arquipélago, trocar o comando da unidade de conservação e montar um grupo para discutir o reajuste da tarifa, o governo de Jair Bolsonaro preferiu manter a regra e aumentou a taxa de visitação do parque.
O reajuste anual segue a inflação medida pelo Índice Geral de Preços ao Mercado (IGPM), que no período entre setembro de 2018 a agosto de 2019 ficou em 4,963%. A norma foi publicada na terça-feira (01) da semana passada no Diário Oficial da União.
Com o reajuste, a concessionária EcoNoronha, que administra a visitação no parque marinho, passará a cobrar 111 reais para brasileiros e 222 para turistas estrangeiros. Antes a tarifa era de 106 reais para brasileiros e 212 reais para estrangeiros.
Em nota enviada para ((o))eco através da assessoria de imprensa, a EcoNoronha afirmou que o reajuste nos ingressos “é uma prerrogativa do ICMBio e acontece anualmente”.
O ICMBio, responsável pela gestão das unidades de conservação federais, se limitou a encaminhar um link para um texto anunciando o reajuste da tarifa, mas não respondeu nossa pergunta sobre a proposta anterior de diminuição da taxa, anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro em julho e proposta abraçada pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
Leia Também
Bolsonaro diz que irá rever taxa cobrada em Fernando de Noronha
Turismo descontrolado ameaça ambiente de Fernando de Noronha
Observações constrangedoras de uma ecoturista em Fernando de Noronha
Leia também
Observações constrangedoras de uma ecoturista em Fernando de Noronha
Não parece haver proteção suficiente para resguardar esta maravilha natural e parque nacional, o lixo maltrata a ilha, enquanto a fauna declina no mar →
Turismo descontrolado ameaça ambiente de Fernando de Noronha
Entre 1992 e 2018, o número de visitantes saltou de 10.094 para 103.722, o que coloca em risco a alta biodiversidade do arquipélago →
Bolsonaro diz que irá rever taxa cobrada em Fernando de Noronha
Em postagem no Facebook, presidente chama de roubo tarifa cobrada para frequentar o parque nacional. Turismo é explorado por empresa privada →