Salada Verde

Gripe aviária detectada em aves marinhas põe o Brasil em emergência sanitária

Animais foram sacrificados no Espírito Santo na tentativa de conter a disseminação da doença, que pode afetar humanos

Aldem Bourscheit ·
23 de maio de 2023
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Infecções de aves silvestres marinhas pelo vírus da gripe aviária H5N1 fizeram o Ministério da Agricultura e Pecuária decretar nessa segunda-feira (22) um estado de emergência zoossanitária no território nacional, por 6 meses.

Desde o último fim de semana, laboratórios federais confirmaram animais doentes no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. As espécies infectadas incluem aves migratórias como trinta-réis e atobá.

Ainda não foram registrados casos em humanos, mas a doença é muito contagiosa, afeta várias espécies de aves domésticas e silvestres e, em alguns casos, outros mamíferos como ratos, gatos, cães, cavalos e porcos. 

Ao menos no Espírito Santo, 26 aves com suspeitas de infecção foram sacrificadas por órgãos públicos tentando conter o avanço da doença, como atobás e trinta-réis, biguá, coruja, bem-te-vi, periquito-rei e papagaio-chauá.

Suspeitas de animais infectados devem ser informadas aos veterinários ou órgãos de governo mais próximos. Mais informações aqui. A violência gratuita contra espécies silvestres e domésticas deve ser evitada, e é crime.

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista brasilo-luxemburguês cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Sel...

Leia também

Reportagens
28 de outubro de 2005

Só mais uma gripe

Pesquisadores brasileiros não estão tão preocupados com o impacto da “influenza aviaria” sobre a fauna silvestre. Na natureza, o vírus pode ser inofensivo.

Reportagens
10 de abril de 2023

Banco de dados sobre albatrozes facilita e fomenta pesquisas sobre aves marinhas

Banco de amostras e rede de cientistas permite que interessados em desenvolver pesquisas sobre as aves marinhas tenham acesso às coletas necessárias

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.