Salada Verde

Ilhas Cagarras: Pela primeira vez, em dez anos, nenhum lixo é encontrado em terra

Projeto de limpeza na Unidade de conservação no Rio atribui o resultado ao trabalho de conscientização no local, mas alerta para os resíduos encontrados no mar

Júlia Mendes ·
3 de outubro de 2023
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Após dez anos de atividades de limpeza na região do Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MONA Cagarras), o Projeto Ilhas do Rio não encontrou nenhum tipo de lixo nas areias do local. Já no mar,  mergulhadores encontraram lixo pesado ligados à atividade pesqueira. Os resultados foram divulgados após mutirão de limpeza realizado nas Ilhas e na Praia do Leblon, no Rio de Janeiro, em homenagem ao Dia Mundial da Limpeza, comemorado no dia 23 de setembro. 

Segundo Tatiana Ribeiro, do ICMBio, um dos parceiros do projeto, a ausência de lixo encontrado na Unidade de Conservação indica um efeito positivo do trabalho de conscientização dos frequentadores do local. “Na área terrestre, onde em breve será implementada a trilha da Ilha Comprida, não foram encontrados resíduos, tampouco sinais de atividade de pesca, o que sinaliza que a comunicação sobre as restrições e as ações de fiscalização vem surtindo efeito para evitar usos indevidos na área terrestre da UC. E isso já é motivo para comemorar!”, diz.

Na coleta subaquática, entretanto, os resultados foram outros. Objetos vindos de embarcações como pneus, âncora, rede, linhas, anzóis e até panelas foram encontrados pelos mergulhadores nos arredores das ilhas. “A presença desse material no fundo do mar causa danos tanto à vida marinha quanto aos visitantes e mergulhadores, que podem se ferir com objetos como esses”, explica Tatiana.

Na Praia do Leblon foi coletado um total de 7 kg de lixo, segundo dados da Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente (COOPAMA). Apesar da redução significativa em comparação aos 32 kg coletados em 2022, a equipe do projeto alertou para as quantidades de plásticos e guimbas de cigarro encontrados. “Esta análise quantitativa de cada tipo de lixo encontrado é importante para a criação de campanhas de conscientização mais assertivas, direcionadas para quem polui. Nesse caso, por exemplo, pode-se pensar numa sensibilização focada nos fumantes para que descartem as guimbas corretamente”, avalia Aline Aguiar, coordenadora técnica do projeto Ilhas do Rio.

Além do mutirão, um ponto de coleta seletiva de eletrônicos e óleo de cozinha foi montado no Posto 11 da praia. Segundo o projeto, foram coletados um total de 200 kg de eletrônicos e 5 L de óleo. 

Imagem: Projeto Ilhas do Rio .
  • Júlia Mendes

    Estudante de jornalismo da UFRJ, apaixonada pela área ambiental e tudo o que a envolve

Leia também

Salada Verde
8 de julho de 2020

Projeto inicia novas pesquisas de fauna no arquipélago das Ilhas Cagarras

Nova fase do projeto Ilhas do Rio irá incluir pesquisas sobre tartarugas e sobre os mamíferos terrestres que habitam o arquipélago do Monumento Natural das Ilhas Cagarras

Notícias
25 de abril de 2021

Ilhas Cagarras, no Rio, são novo ponto de esperança para oceanos no mundo

O arquipélago carioca, protegido por unidade de conservação desde 2010, foi reconhecido internacionalmente como um Hope Spot pela Mission Blue, iniciativa liderada por Sylvia Earle

Notícias
4 de setembro de 2013

Pesquisadores desvendam a biodiversidade das Ilhas Cagarras

Além da beleza, a riqueza do arquipélago está nas 8 mil aves que o frequentam que fazem parte das 600 espécies já catalogadas no local.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.