Salada Verde

Rio Araguaia está contaminado por agrotóxicos

Níveis de poluição estão acima dos aceitos na União Europeia e podem afetar pessoas e biodiversidade, alertam cientistas

Aldem Bourscheit ·
19 de fevereiro de 2024
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O Rio Araguaia flui por aproximadamente 2.100 km desde a Serra do Caiapó, próxima ao Parque Nacional das Emas, em Goiás, depois avança por entre os estados do Mato Grosso, Tocantins e Pará até desaguar no Rio Tocantins. Esse, por sua vez, é conectado à Baía do Marajó, próxima à capital paraense.

Frente de desenvolvimento econômico convencional, a bacia do Araguaia é uma das regiões mais devastadas do Cerrado nos últimos anos, mostra um sistema de alerta para desmatamentos mantido por Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), MapBiomas e Universidade Federal de Goiás (UFG).

A eliminação da vegetação natural para ampliar as lavouras de soja e de outros itens exportados e consumidos no país compromete não só a quantidade de água, inclusive para o agronegócio, como também aumenta a poluição dos rios por agrotóxicos. 

Dito e feito, cientistas publicaram um estudo na revista Environmental Advances mostrando que as porções média e alta do Rio Araguaia têm níveis de atrazina, carbendazim, cianazina, imidacloprida, 2,4-D, clomazone, clorpirifós etil e imazalil acima dos aceitos na União Europeia. 

“Ficou evidente que a maioria das sub-bacias tinha concentrações de pesticidas na água que excediam os níveis de segurança para consumo humano”, destaca o trabalho, de pesquisadores das universidades Federal e Estadual de Mato Grosso, Federal de Goiás e Federal de Santa Maria (RS).

O Brasil tolera taxas bem maiores desses herbicidas, fungicidas e inseticidas em fontes de água potável, definidas em resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Ano passado e baseada em dados do Ministério da Saúde, a Repórter Brasil encontrou 27 agrotóxicos na água usada pela população de 210 municípios brasileiros.

Mas além das pessoas, a biodiversidade também pode pagar um alto preço pelo uso galopante de venenos agrícolas no país. “Os pesticidas amostrados foram associados a anomalias no desenvolvimento ontogenético, doenças e mortalidade de organismos”, ressalta o estudo. 

Um levantamento da FAO, sigla em Inglês da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, baseado em dados de 2021, mostrou que o Brasil já usa uma quantidade maior de agrotóxicos do que as dos Estados Unidos e da China somadas, noticiou o site Brasil de Fato. 

Naquele ano, lavouras brasileiras receberam 719,5 mil toneladas de venenos. No mesmo período, a China, que tem sete vezes mais habitantes que o Brasil, aplicou 244 mil toneladas, enquanto os Estados Unidos usaram 457 mil toneladas. Juntos, os dois países despejaram 701 mil toneladas de agrotóxicos, ou 97,5% do usado pelo Brasil.

Para reduzir os danos causados por agrotóxicos à biodiversidade e aos brasileiros, os pesquisadores sugerem no artigo na Environmental Advances revisar para baixo os limites aceitos desses venenos na água potável e melhorar o monitoramento da contaminação nas bacias hidrográficas nacionais.

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista brasilo-luxemburguês cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Sel...

Leia também

Reportagens
25 de outubro de 2023

Estudo traça perfil dos poluentes encontrados em uma das principais bacias hidrográficas de São Paulo

Pesquisadores da Unicamp analisaram amostras coletadas em 15 pontos da bacia composta pelos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Foram detectados 45 contaminantes – incluindo compostos ainda não regulados pela legislação – decorrentes de efluentes agrícola, industrial e doméstico

Salada Verde
12 de maio de 2023

Projeto que libera importação direta de agrotóxicos do Mercosul caminha no Senado

PL 4316/21, de autoria do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), promete aumentar oferta e derrubar preços de agrotóxicos; prazo para apresentação de emendas começou ontem

Notícias
26 de novembro de 2013

Queimadas abrem espaço para soja na região do Araguaia

Novo mapeamento de incêndios detalha como Floresta Amazônica vem sendo destruída em fronteira agrícola que avança no nordeste do Mato Grosso.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 3

  1. Julia diz:

    A cada dia mais não temos mais certeza do que comemos, muito agrotoxico usado de forma indiscriminada e sem fiscalização.


  2. Vitor Leão diz:

  3. ARNALDO RODRIGUES diz:

    A notícia é tantas vezes repetida de formas diferentes e indicando sempre o mesmo problema: o Brasil usa mais agrotóxicos e de forma indiscriminada além, de usar produtos proibidos até mesmo em seus países de origem. O Congresso Nacional é uma instituição necessária que atualmente tem uma maioria de legisladores desnecessários e preocupados apenas com sigo mesmo. O Brasil sempre teve a péssima condução de seu território voltado para atender o agronegócio, desde de a cana-de-açúcar, a borracha, o café… antes mesmo de ser uma república os governos e governantes se submeteram aos negócios da agricultura extensiva. Atualmente com mais tecnologia e poder financeiro, o setor pressiona o Estado que se submete e gasta dinheiro público com financiamentos que não voltam para a nação. A devastação das florestas, o mal uso da terra, poluição das águas, do ar… e o desprezo ao meio ambiente e a biodiversidade, são a marca desse setor em troca de exportar, o setor tornou-se uma doença para o país e as futuras gerações.
    bom chamar a atenção para isso Aldem Bourscheit novamente, precisamos não deixar o assunto ser esquecido ou nos conformarmos com aquela maldita frase “é assim mesmo!”.