Salada Verde

Indonésia busca alternativas para financiar parques nacionais

Com redução do orçamento do Ministério do Meio Ambiente, o país procura por formas de arrecadar financiamentos vindos do exterior.

Sabrina Rodrigues ·
3 de outubro de 2016 · 10 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Trilha do Parque Nacional de Gede Pangrango, na Indonésia. Foto: CIFOR/Flickr.
Trilha do Parque Nacional de Gede Pangrango, na Indonésia. Foto: CIFOR/Flickr.

 

Recentemente, o orçamento do Ministério do Meio Ambiente para a Conservação da Indonésia foi reduzido pelo parlamento. Para preencher essa lacuna, o governo estuda a criação de um fundo fiduciário encarregado em apoiar a conservação no sudeste da Ásia, usando dinheiro de doadores estrangeiros. A medida iria impulsionar a gestão de conservação, cujo orçamento anual reduziu de 900 bilhões de rúpias para 800 bilhões de rúpias, o equivalente a uma redução de 69,5 milhões de dólares para 61,9 milhões. Esse é o dinheiro que o Ministério tem para administrar 550 áreas protegidas que abrangem um total de 27 milhões de hectares, uma área maior do que a Nova Zelândia. O novo fundo ajudaria o governo a aumentar a gestão dos arquipélagos dos parques nacionais, auxiliar o plano de conservação do orangotango e muito mais. Fonte: Site Mongabay (em inglês)

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
26 de junho de 2026

Situação política e interesses estrangeiros ameaçam o Guaíba, no Rio Grande do Sul

Nova fábrica de celulose que poderá agravar a poluição do Guaíba (RS) tem a simpatia de políticos gaúchos de vários partidos

Externo
26 de junho de 2026

Profetas do tempo: sabedoria, sinais e futuro no sertão da abundância

Saberes ancestrais e inovações sociais constroem um futuro sustentável no interior do Piauí. Primeiro episódio: A cultura cria raízes

Externo
26 de junho de 2026

Parlamentares lutam para impedir o desmonte de um projeto de observação oceânica avaliado em US$ 386 milhões feito pelo governo Trump

Parlamentares pressionam a Fundação Nacional de Ciência a interromper o desmonte da Ocean Observatories Initiative, uma rede de monitoramento oceânico de US$ 386 mi que está sendo descontinuada pelo governo Trump

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.