Escolas públicas e privadas de todo o país podem realizar a VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) até o dia 30 de junho. A iniciativa envolve estudantes do 6º ao 9º ano em atividades pedagógicas, debates e projetos que abordam educação e justiça climática.
O tema desta edição “Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática”, propõe a reflexão sobre soluções locais para os desafios ambientais e o protagonismo juvenil. Após debater e elaborar projetos, as escolas elegem delegados que vão representar suas propostas nas etapas seguintes: municipais, estaduais e nacionais, previstas até outubro.
O movimento é promovido pelo Ministérios da Educação (MEC), Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com apoio a mais de 60 mil escolas, 775 mil professores e cerca de 9 milhões de estudantes. A abertura científica do MCTI busca fortalecer a conexão entre educação ambiental e divulgação científica.
Após a fase escolar, os projetos devem ser registrados até 5 de julho no site da CNIJMA; às etapas estaduais seguem até agosto, e a fase nacional está marcada para 6 a 10 de outubro em Brasília.
Leia também
Resex do Marajó alia tecnologia à conservação para proteger biodiversidade
Iniciativa da IUCN e empresa chinesa monitora indicadores das mudanças climáticas na Resexmar de Soure, para melhorar adaptação local à crise do clima →
Duas espécies de peixes das nuvens são descobertas no litoral de São Paulo
Peixes foram identificados a partir de análises de DNA de mais de 70 exemplares depositados em coleções científicas →
Amazonas é o estado brasileiro com maior número de primatas – veja o ranking!
Com 151 espécies, o Brasil possui a maior diversidade de primatas do mundo e ((o))eco listou quais estados levam o país pro topo desse ranking →




