Escolas públicas e privadas de todo o país podem realizar a VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) até o dia 30 de junho. A iniciativa envolve estudantes do 6º ao 9º ano em atividades pedagógicas, debates e projetos que abordam educação e justiça climática.
O tema desta edição “Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática”, propõe a reflexão sobre soluções locais para os desafios ambientais e o protagonismo juvenil. Após debater e elaborar projetos, as escolas elegem delegados que vão representar suas propostas nas etapas seguintes: municipais, estaduais e nacionais, previstas até outubro.
O movimento é promovido pelo Ministérios da Educação (MEC), Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com apoio a mais de 60 mil escolas, 775 mil professores e cerca de 9 milhões de estudantes. A abertura científica do MCTI busca fortalecer a conexão entre educação ambiental e divulgação científica.
Após a fase escolar, os projetos devem ser registrados até 5 de julho no site da CNIJMA; às etapas estaduais seguem até agosto, e a fase nacional está marcada para 6 a 10 de outubro em Brasília.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
A paz com a natureza será a garantia da paz entre os povos
A paz do século XXI não será construída apenas quando silenciarem as armas. Ela dependerá também da nossa capacidade de preservar as condições naturais que sustentam sociedades →
Quando a chuva vira gatilho: projeto propõe política nacional de saúde mental climática
Enchentes, queimadas e deslizamentos deixam marcas que vão além da destruição física. Campanha defende política permanente para cuidar da saúde mental de atingidas por eventos extremos →
Podcast A Natureza da Conversa vai debater caminhos para a transição ecológica
Parceria entre o Mundo Que Queremos e ((o))eco reúne pesquisadores, empreendedores e lideranças para discutir os desafios ambientais do Brasil e do mundo →

