Salada Verde

Lançado e-book sobre prevenção de desastres naturais

Especialistas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais colaboraram na produção de dois capítulos do e-book

Marcos Furtado ·
9 de dezembro de 2020 · 5 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Reprodução: Capa Ebook.

Com 50 capítulos, a 2ª edição do e-book “Redução do Risco de Desastres e a Resiliência no Meio Rural e Urbano” conta com a colaboração de pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O lançamento oficial do livro virtual, que aborda a temática da redução de riscos de desastres, está previsto para o próximo dia 16 de dezembro.

No total, dois capítulos do e-book contaram com a participação de pesquisadores do Cemaden. Um deles apresenta os projetos desenvolvidos pelo Programa Cemaden Educação em escolas, universidades e instituições de defesa civil para sensibilizar e capacitar alunos sobre práticas de prevenção de riscos de desastres. O segundo mostra os resultados de uma oficina de cartografia social realizada em São Luís, no Maranhão. Em outras palavras, apresenta passo a passo como foram identificados a ocupação e disputa de território da cidade maranhense. 

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



O diretor do Cemaden, Osvaldo Moraes, foi o autor da introdução do livro digital e a pesquisadora do centro, Rachel Trajber, também colaborou com a produção.

Para conferir o e-book na íntegra, acesse aqui 

O lançamento oficial do livro virtual acontecerá no canal Vídeo Saúde Distribuidora da Fiocruz, no YouTube. (Marcos Furtado)

 

Leia Também 

Prevenção é a resposta para desastres

 

  • Marcos Furtado

    Escreveu para ((o))eco, Estadão, Folha de SP, Colabora. Ganhou o Prêmio Santander Jovem Jornalista e teve o 3º lugar em concurso do ICFJ

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
6 de julho de 2009

Prevenção é a resposta para desastres

Projeto da Defesa Civil de Santa Catarina ajudará sociedade a se prevenir contra os riscos de acidentes “naturais”. Documentário com diversos especialistas faz parte da empreitada

Colunas
29 de abril de 2026

O jeito inglês de matar subsídios agrícolas

Subsídios agrícolas viciam e podem levar ao ecosuicídio. Os conservadores ingleses criaram uma alternativa

Salada Verde
28 de abril de 2026

Ato em Santa Marta cobra fim da exploração de combustíveis fósseis

Marcha reúne moradores, povos indígenas e movimentos sociais durante conferência internacional sobre transição energética; Veja fotos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.