Das 884 espécies da flora que só existem no estado do Rio de Janeiro, 513 estão ameaçadas de extinção. A informação vem do Livro Vermelho da Flora Endêmica Ameaçada de Extinção — estudo que apresenta a primeira lista das espécies ameaçadas da flora do estado lançado nesta quarta-feira (06).
A publicação é resultado de um trabalho de três anos que envolveu a participação de mais de cem pesquisadores nacionais e estrangeiros. O trabalho motivou a criação do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Flora Endêmica, outra publicação que também foi lançada no evento, ocorrido no Jardim Botânico, Rio de Janeiro.
O Rio de Janeiro é o habitat de grande parte das espécies da flora da Mata Atlântica, consideradas raras e que foram redescobertas em unidades de conservação, como é o caso da guarajuba (Terminalia acuminata), reencontrada nos Parques Nacional da Tijuca e Estadual da Serra da Tiririca.
Faça aqui o download da publicação
Leia Também
Rio lança projeto para conter desmatamento na Mata Atlântica
Leia também
O que é o bioma Mata Atlântica
Neste guia, ((o))eco apresenta as características do mais povoado, populoso e ameaçado dos biomas nacionais. →
Rio lança projeto para conter desmatamento na Mata Atlântica
Em 2016, o estado perdeu mais de 700 mil m² de floresta. Rio de Janeiro foi o município que mais desmatou, seguido por Rio Bonito, Mangaratiba e Parati →
Estado do Rio regenerou 41 km² de Mata Atlântica
SOS Mata Atlântica divulgou o ranking dos municípios fluminenses que mais regeneraram o bioma. Casimiro de Abreu foi a cidade que mais recuperou a floresta em 30 anos →
Não tem um link pra publicação ? Uma informação de onde encontrar, acessar o livro???? Ou o Plano???