Mais da metade da flora que só existe no Rio de Janeiro está ameaçada

Das 884 espécies endêmicas, 513 estão perto da extinção. Os dados foram revelados no Livro Vermelho da Flora Endêmica Ameaçada de Extinção, lançado na quarta-feira (06)

7 de junho de 2018 · 6 anos atrás
Guarajuba (Terminalia acuminata), árvore reencontrada nos Parques Nacional da Tijuca e Estadual da Serra da Tiririca. Foto: Ana Huara/Wikipedia.

Das 884 espécies da flora que só existem no estado do Rio de Janeiro, 513 estão ameaçadas de extinção. A informação vem do Livro Vermelho da Flora Endêmica Ameaçada de Extinção — estudo que apresenta a primeira lista das espécies ameaçadas da flora do estado lançado nesta quarta-feira (06).

A publicação é resultado de um trabalho de três anos que envolveu a participação de mais de cem pesquisadores nacionais e estrangeiros. O trabalho motivou a criação do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Flora Endêmica, outra publicação que também foi lançada no evento, ocorrido no Jardim Botânico, Rio de Janeiro.

O Rio de Janeiro é o habitat de grande parte das espécies da flora da Mata Atlântica, consideradas raras e que foram redescobertas em unidades de conservação, como é o caso da guarajuba (Terminalia acuminata), reencontrada nos Parques Nacional da Tijuca e Estadual da Serra da Tiririca.

Faça aqui o download da publicação