Com uma aparente vocação para a maternidade, a onça-pintada batizada de Janaína chegou à marca de cinco filhos em sete anos, um recorde entre as fêmeas do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. A boa notícia veio por meio das armadilhas fotográficas do Projeto Onças do Iguaçu, que monitora a “mamãe” desde 2018. Nas cenas, registradas em dezembro de 2025, Janaína aparece seguida de perto pelas crias, então com quatro a cinco meses de vida, estimam os pesquisadores. Não foi possível identificar o sexo pelas imagens. É a primeira fêmea monitorada pelo projeto que chega ao número de cinco filhotes e uma ótima notícia para conservação da espécie.
Maior predador das Américas, a onça-pintada (Panthera onca) precisa de grandes territórios e abundância de presas, algo cada vez mais difícil de achar na Mata Atlântica, onde o desmatamento ao longo dos séculos deixou menos de um quinto do bioma em pé e a espécie está classificada como Criticamente Em Perigo de extinção. Os 185 mil hectares bem preservados do Parque Nacional do Iguaçu, no interior do Paraná, que se somam ao parque argentino vizinho num contínuo florestal de cerca de 244 mil hectares, são um dos raros refúgios ao felino.
Além da perda e fragmentação de habitat, a caça ilegal segue como uma ameaça ao felino, mesmo em áreas protegidas.
“Para nós é sempre uma alegria o registro de filhotes. É sempre uma indicação de que a mata está bem, está inteira, comportando bem essa população de onças-pintadas”, celebra a coordenadora executiva do projeto, Yara Barros.
De acordo com o último censo realizado conjuntamente dos lados brasileiro e argentino em 2024, há pelo menos 84 onças-pintadas no corredor de Mata Atlântica entre os dois países.
O Projeto Onças do Iguaçu é desenvolvido em parceria pelo Instituto Pró Carnívoros e pelo ICMBio, através do Parque Nacional do Iguaçu e Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP).
Leia também
Conservação das onças rende a brasileira prêmio internacional WINGS 2025
Bióloga Yara Barros está entre as vencedoras da Women of Discovery, homenagem a mulheres que transformam o mundo pela ciência; pesquisadora coordena o Projeto Onças do Iguaçu →
Novas cenas reforçam o retorno das onças-pintadas ao Rio de Janeiro
Imagens de armadilhas fotográficas mostraram o felino mais uma vez no Parque Estadual da Serra da Concórdia, no sul do estado. Inea-RJ tem monitorado a onça →
O que cai do mundo não volta mais
Em um incidente ainda cheio de incertezas e indefinições, uma pessoa perdeu a vida. É devastador. E todos os que lutam pela conservação da onça perderam mais uma batalha para o medo →




