Salada Verde

Marina Silva diz que vai trabalhar para manter composição do MMA

Ministra chamou de “desserviço” tentativa do relator de esvaziar o Ministério do Meio Ambiente e afirmou que trabalhará junto ao Senado para reverter perdas

Redação ((o))eco ·
23 de maio de 2023
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, comentou na tarde desta terça-feira (23) sobre o relatório do deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL) que esvaziou parte das atribuições do Ministério do Meio Ambiente. A ministra falou com jornalistas na saída do Palácio do Planalto, onde se reuniu com o presidente Lula, acompanhada do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho. A pauta da reunião foi a negativa da autorização para a Petrobras perfurar um poço na Foz do Rio Amazonas, o que gerou uma crise política com a bancada do Amapá.

“Estamos todos trabalhando para manter as competências do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério dos Povos Indígenas. Qualquer tentativa de desmontar o sistema nacional de meio ambiente brasileiro é um desserviço à sociedade brasileira, ao Estado brasileiro e isso pode criar gravíssimos prejuízos aos interesses econômicos sociais e ambientais do nosso país”, declarou a ministra. “Com todo respeito ao Congresso Nacional e autonomia que tem, vamos para o debate e para o convencimento com os senhores parlamentares, de que isso não ajuda o Brasil, nem agricultura, nem o desenvolvimento em absolutamente nada”, afirmou.

Entre as mudanças apresentadas pelo relator nesta terça-feira estão a transferência da administração do Cadastro Ambiental Rural (CAR) do Ministério do Meio Ambiente para o Ministério da Gestão; a transferência da Agência Nacional de Águas do MMA para o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional; e a atribuição de reconhecimento e demarcação de terras indígenas do Ministério dos Povos Indígenas para o Ministério da Justiça.

A MP da reforma administrativa seguirá para o Senado. O governo tem até quarta da semana que vem para concluir a votação da matéria.

Leia também

Notícias
23 de maio de 2023

Relatório da MP da Reestruturação esvazia Ministério do Meio Ambiente

Apresentado hoje por Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL), relatório tira Cadastro Ambiental Rural e Agência Nacional de Águas do MMA; Ministério dos Povos Indígenas perde demarcações

Reportagens
17 de janeiro de 2023

Orçamento do MMA tem recomposição de meio bilhão e retorna aos valores pré-Bolsonaro

Com recursos de emendas, Bolsa Verde será retomado e programas de combate ao fogo e fiscalização ganharam reposição expressiva. LOA foi sancionada por Lula nesta terça-feira (17)

Notícias
2 de janeiro de 2023

Responsável pelo CAR, Serviço Florestal Brasileiro volta para o Ministério do Meio Ambiente

Órgão estava abrigado na estrutura do Ministério da Agricultura desde janeiro de 2019, após mudança feita pelo governo Bolsonaro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. Sultan Alan Again diz:

    “Desserviço” fez a senhora, quando em 2007, aproveitando a braveza do “L” com os bagres do rio Madeira, rachou e enfraqueceu o Ibama e criou um órgão (via MP, autoritarismo total) com nome em auto-homenagem, afinal…se auto-intitula a herdeira política de Chico Mendes!


  2. Marco Antônio diz:

    Vamos aguardar o que a ministra irá decidir: compra de apoio político ou defesa do Meio Ambiente.