Salada Verde

Ministério do Meio Ambiente publica livro sobre erosão costeira

Trabalho lançado no Simpósio Brasileiro de Geologia e Geofísica Marinha traz dados que contribuem para a gestão da linha de costa no Brasil

Sabrina Rodrigues ·
6 de novembro de 2018 · 5 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Gestores estaduais e municipais poderão utilizar os dados contidos no livro que os auxiliarão na elaboração de planos de perigos e riscos costeiros. Foto: Rodrigo Soldon.

O Ministério do Meio Ambiente escolheu o I Simpósio Brasileiro de Geologia e Geofísica Marinha que está sendo realizado no Rio de Janeiro, até a sexta-feira (9), para lançar o livro Panorama da Erosão Costeira no Brasil, resultado do trabalho de pesquisadores e colaboradores do Programa de Geologia e Geofísica Marinha (PGGM), em parceria com o projeto Terramar, coordenado pelo ministério. O lançamento ocorreu na segunda-feira (05).

O trabalho é um dos quatro estudos do Programa Nacional de Conservação da Linha de Costa, o Procosta, instituído em março deste ano pelo MMA e apresentado como compromisso voluntário assumido pelo Brasil na ONU durante a Conferência dos Oceanos, em junho de 2017. A obra aborda políticas públicas como o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (PNGC, 1988), o Plano Nacional de Adaptação (PNA, 2016) e o Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH, 2016).

O livro traz dados para que se atinjam os objetivos do projeto Projeção de linhas de costa futuras e identificação de perigos costeiros, que trata das alterações previstas para a linha de costa brasileira, permitindo uma gestão baseada em informações que levem em conta os 40% da atual linha de costa em processos erosivos.

Gestores estaduais e municipais poderão utilizar os dados contidos no livro que os auxiliarão na elaboração de planos de perigos e riscos costeiros, onde terão base para aplicar uma gestão comprometida com a conservação da costa brasileira num planejamento territorial de longo prazo.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério do Meio Ambiente.

 

Saiba Mais

Panorama da Erosão Costeira no Brasil

 

Leia Também

E aí, Brasil, vamos encarar os oceanos de frente?

O desafio de melhorar a gestão dos sistemas costeiros e marinhos

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Reportagens
10 de março de 2015

O desafio de melhorar a gestão dos sistemas costeiros e marinhos

Governo tem como meta realizar o ordenamento da atividade pesqueira no Brasil e expandir as áreas protegidas marinhas e costeiras.

Análises
2 de dezembro de 2016

E aí, Brasil, vamos encarar os oceanos de frente?

País protege apenas 1,54% do território marinho e deste total apenas 0,14% correspondem a categorias de proteção integral.

Notícias
25 de abril de 2024

Brasil registra o maior número de conflitos no campo desde 1985, diz CPT

Segundo os dados da Comissão Pastoral da Terra, país teve 2.203 conflitos em 2023, batendo recorde de 2020; 950 mil pessoas foram afetadas, com 31 assassinatos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.