Salada Verde

Morte misteriosa de 10 mil rãs gigantes preocupa o Peru

Os animais da espécie Telmatobius culeus foram encontrados mortos no rio Coata, no sul do país. Autoridades peruanas estão investigando o ocorrido

Sabrina Rodrigues ·
19 de outubro de 2016 · 10 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Lago Titicaca, Peru. Foto: Danielle Pereira/Flickr.
Lago Titicaca, Peru. Foto: Danielle Pereira/Flickr.

Um fato assustador tem intrigado a Agência Ambiental do Peru: é que 10 mil rãs conhecidas como gigantes do Titicaca (Telmatobius culeus) foram encontradas mortas no rio Coata, localizado na região sul do país. A Telmatobius culeus é considerada uma espécie em extinção. Esses animais são encontrados nas águas frescas entre o Peru e a Bolívia. Autoridades peruanas estão investigando qual seria o motivo que levou à morte dos animais. Ativistas do Comitê de Luta contra a Contaminação do Rio Coata afirma que a causa da mortandade está na poluição das águas. A situação é preocupante e segundo os ativistas, está fora de controle. Fonte: BBC Brasil.

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
8 de julho de 2026

Que orelhas grandes você tem!

Três décadas colecionando registros sobre o lobo-raposa brasileiro

Notícias
8 de julho de 2026

Copa do Mundo das Áreas Protegidas: Grupo K

Na Copa das Áreas Protegidas, países colonizados precisam lidar com heranças duras. Enquanto isso, Portugal segue o líder na proteção marinha

Notícias
8 de julho de 2026

Saldo insuficiente: mais de dois terços das UCs federais apresenta déficit financeiro crônico

Estudo analisa financiamento de 300 UCs entre 2014 e 2023 e aponta subfinanciamento constante e déficits superiores a 83% durante quase toda a última década

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 1

  1. paulo diz:

    Humm dedinho …………………………..