Após reclamar de números de queimadas na Amazônia e acusar o INPE de ter um funcionário “inimigo do governo” que apenas repercutia dados negativos, o vice-presidente Hamilton Mourão se reuniu com o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Darcton Policarpo Damião, no Palácio do Planalto e descobriu que não precisa esperar a Inteligência entregar um relatório atrasado – os dados do Programa de Queimadas nasceram de domínio público.
“É o seguinte: eu também desconhecia isso [os dados estão em fonte aberta]. Isso aí faz parte da transparência. Então, qualquer um de vocês que for no site lá do INPE vai pegar o dado que está lá”, disse Mourão, que também é presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, atualmente responsável por comandar a fiscalização e o combate à queimadas e desmatamento na região.
Após a reunião com o diretor interino do INPE, Mourão disse que precisa de mais detalhes sobre onde acontecem as queimadas. “Não adianta o cara me dizer ‘ah, tem 50 mil focos de fogo’, eu preciso saber quantos que já estão em área desmatada, quantos já estão em área de conservação e terra indígena, que isso é um problema meu e eu preciso resolver. Por quê isso melhora nossa capacidade de conseguir combater as ilegalidades”, disse.
Na página oficial do programa de Queimadas há todas as informações sobre como acontece a coleta de informações sobre os focos de incêndio, que é feito por satélites e atualizados de meia em meia hora após controle automático de qualidade, todos os dias. Os dados são apresentados, por meio de imagens (feitas por satélite) e gráficos com a localização dos focos de calor. Além disso, também é possível saber e comparar dados de queimadas dos países da América do Sul, estados do Brasil, biomas e municípios brasileiros. A pesquisa pode ser feita no tanto no site ou recebidos por e-mail, desde que o usuário se cadastre.
*Agência Regra dos Terços, especial para ((o))eco
Leia Também
Após dizer que INPE estava divulgando dados negativos, Mourão se reúne com diretor do Instituto
Leia também

Após dizer que INPE estava divulgando dados negativos, Mourão se reúne com diretor do Instituto
Segundo a agenda da vice-presidência, a reunião aconteceu hoje no anexo II do Palácio do Planalto. Dados sobre queimadas são públicos e disponibilizados automaticamente →

Até 2100, mais de 80% das espécies de anfíbios do Pantanal e entorno perderão áreas adequadas
Estudo realizado por pesquisadores do Brasil e da Suíça prevê que, mesmo em cenário otimista de emissões de gases do efeito estufa, haverá perda em 99% da área da bacia do Alto Paraguai →

Especialistas em meio ambiente vão ajudar a escolher novo diretor do INPE
Clézio De Nardin deixou o cargo após cumprir mandato de quatro anos. Carlos Nobre e Capobianco fazem parte do Comitê de Busca do novo diretor →
É preciso agir rápido, é MUITO GRAVE e um imenso incendio. São nossas florestas nossos animais nossos indios essas são a nossa cultura. Não fique inerte diante dessa tragédia. Mande o exército acabar com os incendios. Seja um gaucho de honra General Mourão.
SR. Mourão,não precisa "dá uma de migué".
Tenha santa paciência.