O Ministério Público brasileiro lançou uma campanha nacional chamada portal MP na COP30. Coordenada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA), a ação reúne 30 ramos e unidades do MP, incluindo o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público de Contas (MPC), além dos 27 Ministérios Públicos estaduais.
O lançamento ocorreu durante o segundo evento preparatório para a COP30, realizado em Brasília, com o objetivo de aumentar a atuação do Ministério Público em defesa do meio ambiente e da estabilidade climática, estimulando a cooperação entre promotores, procuradores e órgãos parceiros em todo o país. O portal reúne informações sobre as ações de cada MP voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas, apresenta projetos já desenvolvidos e mostra novas frentes em temas estratégicos. A navegação permite buscas por estado, instituição ou tema, abrangendo áreas como combate ao desmatamento, proteção da biodiversidade, transição energética e garantia de direitos das populações tradicionais.
O evento fez parte da série de atividades preparatórias do Ministério Público para a conferência climática da ONU, que será realizada em novembro, em Belém (PA). Além dos encontros prévios, o CNMP e a ABRAMPA também organizarão um evento paralelo durante a COP30, em Belém, no dia 13 de novembro, no auditório do Ministério Público do Pará (MPPA). A atividade contará com a presença de autoridades, lideranças sociais e especialistas nacionais e internacionais.
Leia também
PL do Licenciamento coloca em risco segurança climática, diz ABRAMPA
Associação de promotores ambientais vê retrocesso grave em Projeto de Lei que enfraquece a lei ambiental; Câmara pretende votar PL nesta segunda-feira →
Cientistas de 27 países pedem que COP30 avance na agenda da eliminação dos fósseis
“Seja o líder climático que o mundo precisa”, dizem mais de 250 cientistas, em carta endereçada ao presidente Lula →
Conheça os temas que serão discutidos na COP30, em paralelo às negociações
Calendário de dias temáticos da Cúpula inclui mais de 30 temas. Com divulgação, governo espera que participantes possam planejar estadia em Belém →




