Salada Verde

MPF tenta suspender na justiça leilão de petróleo na Foz do Amazonas

Leilão de 47 blocos exploratórios de petróleo e gás está marcado para dia 17 de junho. Para MPF, exploração na região da Foz do Amazonas é “contrassenso”

Cristiane Prizibisczki ·
13 de junho de 2025
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com ação na Justiça Federal, nesta quinta-feira (12), em que pede a suspensão imediata do leilão de blocos de petróleo e gás da 5ª Oferta Permanente de Concessão (OPC), previsto para a próxima terça-feira (17).

A ação foi movida contra a União e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e busca impedir a oferta de 47 blocos para exploração na bacia da Foz do Rio Amazonas, até que sejam cumpridas uma série de medidas previstas na legislação socioambiental.

Segundo o MPF, a realização do leilão sem os estudos prévios adequados representa uma grave violação de direitos fundamentais, compromissos internacionais e da legislação ambiental brasileira.

Na ação, o MPF destaca que a expansão da exploração de petróleo na região representa um “grave contrassenso” diante da emergência climática e dos compromissos assumidos pelo Brasil, como o Acordo de Paris. O órgão aponta que a decisão de leiloar os blocos sem quantificar previamente os impactos climáticos e socioambientais é “cientificamente insustentável, legalmente indefensável e moralmente injustificável”.

  • Cristiane Prizibisczki

    Jornalista com quase 20 anos de experiência na cobertura de temas como conservação, biodiversidade, política ambiental e mudanças climáticas. Já escreveu para UOL, Editora Abril, Editora Globo e Ecosystem Marketplace e desde 2006 colabora com ((o))eco. Adora ser a voz dos bichos e das plantas.

Leia também

Reportagens
28 de maio de 2025

“Brasil não pode ser petroestado e líder climático ao mesmo tempo”, alerta Suely Araújo

Em meio às discussões da COP 30, ex-presidente do Ibama critica a expansão petrolífera e aponta riscos da exploração na Foz do Amazonas

Notícias
20 de maio de 2025

Petrobras avança mais uma etapa no processo para exploração da Foz do Amazonas

Ibama aprova plano da petrolífera sobre fauna atingida. Anúncio contraria parecer técnico e acontece dias depois de presidente da empresa dizer “Vamos perfurar”

Análises
24 de março de 2025

Em ano de COP 30, senadores querem criar uma frente para explorar petróleo na Amazônia 

Embora os senadores digam que a exploração estaria “elevando a importância geopolítica do país”, abrir novos poços de petróleo e gás, na verdade, prejudica a imagem do país no exterior

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.