-
Publicado originalmente por Observatório do Clima

O tema mudança climática venceu o Prêmio Jabuti na categoria Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática.
O agraciado foi o livro “A Espiral da Morte – Como a humanidade alterou a máquina do clima” (Companhia das Letras, 2016), do jornalista Claudio Angelo, que conta a história do aquecimento global a partir das transformações críticas sofridas pelo Ártico e pela Antártida.
O livro é resultado de um trabalho que incluiu viagens aos polos, conversas com dezenas de cientistas, políticos, ambientalistas e até caçadores de ursos polares. Os relatos conectam o que só se ouvia da boca de especialistas a transformações reais e perigosas já vistas no nosso tempo.
A obra também apresenta as implicações sociais, geopolíticas, econômicas e culturais das mudanças climáticas e faz um exercício de sobrevivência às consequências nefastas do aquecimento global.
O mais importante prêmio literário do Brasil é também é de todos que lutam pela ação climática e pelo Meio Ambiente. Leia um trecho em: https://www.companhiadasletras.com.br/trechos/13749.pdf.
| Republicado do Observatório do Clima através de parceria de conteúdo. |
Leia Também
Leia também
Quando o aquecimento global bateu à minha porta
Se havia um lugar do país onde a perspectiva de racionar água parecia irreal há alguns anos, esse lugar era Brasília. →
Reportagem sobre compostagem é a grande vencedora do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2025
Matéria de Elizabeth Oliveira, em ((o))eco, ganhou a categoria nacional texto. Premiação ocorreu em cerimônia realizada nesta quinta-feira (4) →
Conama incorpora justiça climática e combate ao racismo ambiental em nova diretriz
Resolução inédita reconhece desigualdades ambientais e cria diretrizes para políticas mais justas; Princípios foram aprovados durante 148ª reunião do colegiado →




