-
Publicado originalmente por Observatório do Clima
O tema mudança climática venceu o Prêmio Jabuti na categoria Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática.
O agraciado foi o livro “A Espiral da Morte – Como a humanidade alterou a máquina do clima” (Companhia das Letras, 2016), do jornalista Claudio Angelo, que conta a história do aquecimento global a partir das transformações críticas sofridas pelo Ártico e pela Antártida.
O livro é resultado de um trabalho que incluiu viagens aos polos, conversas com dezenas de cientistas, políticos, ambientalistas e até caçadores de ursos polares. Os relatos conectam o que só se ouvia da boca de especialistas a transformações reais e perigosas já vistas no nosso tempo.
A obra também apresenta as implicações sociais, geopolíticas, econômicas e culturais das mudanças climáticas e faz um exercício de sobrevivência às consequências nefastas do aquecimento global.
O mais importante prêmio literário do Brasil é também é de todos que lutam pela ação climática e pelo Meio Ambiente. Leia um trecho em: https://www.companhiadasletras.com.br/trechos/13749.pdf.
Republicado do Observatório do Clima através de parceria de conteúdo. |
Leia Também
Leia também
Quando o aquecimento global bateu à minha porta
Se havia um lugar do país onde a perspectiva de racionar água parecia irreal há alguns anos, esse lugar era Brasília. →
Um apelo em nome das mais de 46 mil espécies ameaçadas de extinção no planeta
“Salvar as espécies sustenta a vida no planeta”, declaram especialistas que reforçam a urgência de soluções interligadas para crise do clima, da biodiversidade e o bem-estar humano →
Fotógrafo lança livro com imagens inéditas do Parque Nacional da Tijuca
Livro “Parque Nacional da Tijuca”, do fotógrafo Vitor Marigo, reúne mais de 300 fotos tiradas ao longo de oito anos. Obra será lançada neste sábado →