Salada Verde

Mudanças climáticas são tema de obra que vence o Prêmio Jabuti

Espiral da Morte vence o prêmio literário mais importante do Brasil na categoria Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática

Luciana Vicária ·
1 de novembro de 2017 · 8 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Gelo marinho se rompe na Antártida. Foto: Ted Scambos/NSIDC
Gelo marinho se rompe na Antártida. Foto: Ted Scambos/NSIDC

O tema mudança climática venceu o Prêmio Jabuti na categoria Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática.

O agraciado foi o livro “A Espiral da Morte – Como a humanidade alterou a máquina do clima” (Companhia das Letras, 2016), do jornalista Claudio Angelo, que conta a história do aquecimento global a partir das transformações críticas sofridas pelo Ártico e pela Antártida.

espiralO livro é resultado de um trabalho que incluiu viagens aos polos, conversas com dezenas de cientistas, políticos, ambientalistas e até caçadores de ursos polares. Os relatos conectam o que só se ouvia da boca de especialistas a transformações reais e perigosas já vistas no nosso tempo.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



A obra também apresenta as implicações sociais, geopolíticas, econômicas e culturais das mudanças climáticas e faz um exercício de sobrevivência às consequências nefastas do aquecimento global.

O mais importante prêmio literário do Brasil é também é de todos que lutam pela ação climática e pelo Meio Ambiente.  Leia um trecho em: https://www.companhiadasletras.com.br/trechos/13749.pdf.

 

logo Republicado do Observatório do Clima através de parceria de conteúdo.

 

Leia Também 

Quando o aquecimento global bateu à minha porta

 

 

 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
19 de janeiro de 2017

Quando o aquecimento global bateu à minha porta

Se havia um lugar do país onde a perspectiva de racionar água parecia irreal há alguns anos, esse lugar era Brasília.

Salada Verde
14 de abril de 2026

TCU destrava análise da Ferrogrão após recurso do governo, mas decisão final segue em aberto

Concessão volta a tramitar no Tribunal de Contas da União após suspensão de decisão que travava o processo

Colunas
14 de abril de 2026

Como se parece uma ativista? 

Porque existe uma expectativa silenciosa de que ativistas carreguem sempre o peso do mundo nos ombros. Como se a legitimidade da luta estivesse na dor permanente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.