Salada Verde

Multa de R$ 23,6 mil para réu que ergueu casa no Parna de Ilha Grande

O valor servirá para restaurar a área desmatada na reserva federal, que abriga ilhas do Rio Paraná e espécies em risco de extinção

Aldem Bourscheit ·
22 de fevereiro de 2024
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Conforme a fonte, o Brasil tem uma carência de moradias variando de quase 5,9 milhões a 8 milhões de casas. Mas isso não abre alas para obras em qualquer ponto do país, ainda mais para extrair recursos naturais de unidades de conservação mais restritivas à presença humana.

Pois, um réu foi condenado neste fevereiro pela Justiça Federal a pagar R$ 23,6 mil por construir uma casa dentro do Parque Nacional de Ilha Grande, na divisa do Paraná com o Mato Grosso do Sul. Os recursos ajudarão a restaurar o local, com espécies nativas.

O nome do homem não foi revelado. Conforme a Advocacia-Geral da União (AGU), ele ergueu uma casa de madeira na área que desmatou para “expandir atividade pesqueira” na chamada Ilha Baunilha. 

“Embora tenham sido feitas a demolição e retirada da edificação, a área pode sofrer novas ocupações irregulares, risco que será reduzido somente com a completa recuperação do terreno desmatado”, avaliou a AGU.

Com quase 79 mil ha entre a Mata Atlântica, o Cerrado e o Pantanal, o parque foi decretado em 1997 para proteger ilhas no Rio Paraná e espécies ameaçadas de extinção, como cervo-do-pantanal, jacaré-do-papo-amarelo, onça-pintada, morcego-vermelho e tamanduá-bandeira.

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista brasilo-luxemburguês cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Sel...

Leia também

Salada Verde
2 de fevereiro de 2024

Governo quer retomar processos de novas UCs parados desde 2002

De 219 procedimentos para criar e ampliar parques nacionais e outras reservas ecológicas federais, 50 estão no Cerrado

Análises
20 de setembro de 2021

Uma aventura na Rota dos Pioneiros, a maior trilha aquática do Brasil

Percorrida de caiaque pelas águas do rio Paraná, na divisa entre Mato Grosso do Sul e Paraná, a Rota dos Pioneiros é uma oportunidade de remar no curso deste gigante e conhecê-lo de forma privilegiada

Colunas
19 de março de 2010

Uma casa com duas onças no fundo

Duas onças pintadas resolveram se instalar bem atrás de alojamento de universitários alemães, em vista ao Parque Nacional do Iguaçu.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.