Salada Verde

Municípios no Matopiba somam 75% do desmate do Cerrado no primeiro semestre

As perdas de vegetação nativa se concentraram em grandes propriedades na região alvo do agronegócio

Aldem Bourscheit ·
21 de julho de 2023
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Os municípios do Matopiba, entre os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, seguem puxando a eliminação do Cerrado no país. O bioma já perdeu cerca da metade da vegetação natural para o agronegócio. O que resta está fragmentado e concentrado na região.

Naqueles estados foram desmatados 367 mil ha (74,7%) dos 491 mil ha perdidos no primeiro semestre deste ano. Grandes propriedades rurais somaram 193 mil ha (48%). Imóveis médios respondem por 133 mil ha (33%) e pequenos por 76 mil ha (19%). 

As taxas somadas revelam 28% mais perdas no bioma em relação ao mesmo período de 2022. Municípios como São Desidério e Correntina, na Bahia, Mirador e Balsas, no Maranhão, lideram a devastação da “savana brasileira”. A situação deve se agravar com a chegada da seca.

As informações foram divulgadas esta semana pelo Sistema de Alerta de Desmatamento do Cerrado, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam). 


Gráfico: Divulgação / Ipam

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista brasilo-luxemburguês cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Sel...

Leia também

Notícias
13 de julho de 2023

Cerrado está perdendo chuva, mostra estudo

Combinação de aquecimento global e desmatamento reduziu precipitação anual e dias chuvosos pela metade no bioma no inverno e na primavera

Reportagens
6 de julho de 2023

Para conter alta no desmatamento, governo dará início ao embargo remoto no Cerrado

Alertas cresceram 21% durante o 1º semestre de 2023. Executivo prepara ações articuladas com os estados para reverter quadro

Notícias
14 de julho de 2023

Bahia: Pistoleiros presos em flagrante com envolvimento em grilagem verde são soltos em 24 horas

Ministério Público acompanha o caso e alerta sobre aumento dos crimes violentos contra as comunidades tradicionais, em cujos territórios os fazendeiros averbam reservas legais irregularmente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. Edilson Antonio Pedro diz:

    Aconteceu esse desastre ambiental principalmente nesses últimos anos com extinção dos instituto que acompanha ou que lida a preservação dos Biomas terrestre e tantos aquáticos. Portanto com esse estudo precisamos assumir o papel de destaque de conscientizar nos mesmo seres humanos de cuidar da nossa natureza.


  2. José Eliazar Useche Ramírez diz:

    Desde Bio Mundo, Táchira Venezuela, Eliazar Useche queremos felicitarlos por su extraordinaria labor comunicacional, estamos realizando unas actividades muy importantes con el propósito de aportar soluciones para la Amazonia, necesitamos ampliar el contacto con ustedes para manejar más información con el fin de enriquecer aún más nuestros proyectos científicos, culturales e institucionales a nivel nacional e internacional y fortalecer así nuestra intención de llevar un mensaje y una acción en beneficio de nuestra madre selva…agradecidos por su atención y el apoyo que nos puedan brindar.