Mais de 200 jovens voluntários participaram de um mutirão de reflorestamento no campus da Universidade de Ciência e Tecnologia de Adis Abeba (AASTU), durante o África Climate Summit. A ação, que resultou no plantio de 300 mudas de árvores frutíferas, integrou o Mutirão COP30, iniciativa internacional que promove o protagonismo juvenil na agenda climática e que está alinhada às prioridades da Presidência da COP30, que acontecerá em novembro de 2025, em Belém (PA)..
O mutirão foi realizado em parceria entre o UNICEF e a Campeã de Juventudes da COP30, Marcele Oliveira, com a presença de Leyla Hassanova, Campeã de Juventudes da COP29. O evento representou como uma atividade simbólica que destacou o papel das novas gerações na luta por justiça climática e na construção de soluções concretas de adaptação e mitigação à crise ambiental.
“A juventude está no centro da Agenda de Ação da COP30 e lidera a luta por justiça climática. Jovens indígenas, afrodescendentes, quilombolas, povos e comunidades tradicionais assim como meninas e mulheres estão, todos os dias, atuando em seus territórios por financiamento, áreas verdes, políticas públicas e diversas outras questões que afetam nossa vida cotidiana. Este mutirão em Adis Abeba mostra que a mobilização coletiva é capaz de gerar impactos concretos e inspirar novas iniciativas em diferentes partes do mundo”, disseram, em comunicado, os organizadores do evento.


Leia também
IDS lança Kit Clima para apoiar prefeituras na adaptação às mudanças climáticas
Ferramenta apresentada na Rio Climate Action Week 2025 oferece roteiro para transformar a Lei de Adaptação Climática em ações municipais →
Observatório do Clima lança plataforma ilustrada para explicar mudanças climáticas
Projeto Eunice reúne textos, gráficos e ilustrações em linguagem acessível para ampliar o entendimento público sobre a crise climática e apoiar educadores, estudantes e gestores →
Em sexta carta, presidente da COP30 convoca países a elevar ambição climática
Documento reforça urgência na apresentação das NDCs, destaca financiamento climático e anuncia consultas internacionais para preparar o caminho das negociações em Belém →




