Salada Verde

Orangotango fica cega após ser alvejada 74 vezes na Indonésia

Hope, como é chamada a primata, foi encontrada junto com o seu filhote de aproximadamente um mês, numa plantação na ilha de Sumatra. O bebê faleceu a caminho do hospital

Sabrina Rodrigues ·
19 de março de 2019 · 5 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Hope ainda se encontra sob os cuidados dos veterinários da Sumatran Orangutan Conservation Programme (SOCP). Foto: Sumatran Orangutan Conservation Programme (SOCP)/Facebook.

Uma orangotango e o seu bebê foram encontrados gravemente feridos por trabalhadores de uma plantação na província de Aceh, na Indonésia. Hope, nome da primata adulta, sobreviveu aos 74 disparos de pistola que a deixaram cega, mas o seu filhote não resistiu. É o que informou, na segunda-feira (18), o grupo conservacionista, Orangutan Information Centre.

A caminho da clínica veterinária do Sumatran Orangutan Conservation Programme (SOCP), o filhote de aproximadamente um mês não resistiu devido ao estado de desnutrição extremo, enquanto Hope conseguiu chegar com vida na clínica e passou por cirurgias para a retirada das balas e reparação de fraturas nos braços e nas pernas.

Os veterinários disseram estar chocados com o que viram. Apesar da tentativa de assassinato, a primata resiste e se recupera. Por causa disso, os veterinários a chamam por Hope (Esperança, em inglês).

Em sua página no Facebook, o Sumatran Orangutan Conservation Programme (SOCP) informa que Hope vai precisar de um tratamento de longo prazo para se recuperar, especialmente de uma reabilitação mental, uma vez, que a orangotango perdeu o seu bebê ainda em fase de amamentação.

As autoridades não têm notícias sobre a autoria do atentado.

O orangotango (Pongo abelii) de Sumatra encontra-se classificado como Criticamente Em Perigo (CR), na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), que aponta os caçadores como as maiores ameaças à espécie. Segundo o Sumatran Orangutan Conservation Program, existem apenas 13 mil Orangotango-de-sumatra na natureza.

Raio-X mostra as balas no corpo de Hope. Foto: Sumatran Orangutan Conservation Programme (SOCP)/Facebook.

 

Leia Também

Vídeo: bebê rinoceronte tenta se amamentar em mãe morta por caçadores

Baleia é encontrada morta com quarenta quilos de plástico no estômago

Orangotangos: caçados e exterminados desde a pré-história

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Análises
1 de outubro de 2012

Orangotangos: caçados e exterminados desde a pré-história

Eles devem ser nossos primos, dos quais divergimos há milhões de anos. Mas apesar da semelhança, os aniquilamos sem a menor cerimônia.

Notícias
18 de março de 2019

Baleia é encontrada morta com quarenta quilos de plástico no estômago

Biólogos descobriram 16 sacos de arroz, 4 sacos do tipo plantação de banana e vários sacos de compras dentro da Baleia-bicuda-de-cuvier (Ziphius cavirostris), nas Filipinas

Salada Verde
22 de fevereiro de 2018

Vídeo: bebê rinoceronte tenta se amamentar em mãe morta por caçadores

Piloto gravou cena em que um filhote tenta reanimar a mãe abatida no Parque Nacional Kruger, na África do Sul. Caça para a retirada de chifres empurra a espécie para a extinção

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Paulo diz:

    Lamentavel, nada, uma grande sacanagem. Bandido canalha.