Os Parques Nacionais são essenciais para a preservação da natureza e sua biodiversidade, além de prover à comunidade a possibilidade de seu uso para fins educacionais, lúdicos ou científicos, sempre priorizando a integridade dos ecossistemas para as gerações atuais e futuras. Para promover o debate da gestão e valorização dessas áreas protegidas, o Instituto Semeia realizará a 5° edição do Parques do Brasil.
Organizado para os dias 9 e 10 junho, a iniciativa convoca membros da sociedade civil, do setor público e da iniciativa privada para debater como garantir a conservação dos parques e como gerar desenvolvimento e oportunidades para o Brasil. O evento contará com as participações do ex-ministro do Meio Ambiente e da Fazenda Rubens Ricupero e do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.
Considerando a atual situação do país, o evento será online e ao vivo, a fim de respeitar as restrições impostas pela pandemia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página do evento (eventos.semeia.org.br/parquesdobrasil-2021).
A programação está repleta de especialistas e profissionais que são referência em iniciativas e projetos voltados para a gestão e valorização de parques no Brasil; diálogos sobre saúde e natureza; discussões sobre a agenda ambiental; além das trocas de conhecimentos sobre práticas de gestão, uso público e visitação em parques.
Programação
Estarão entre os participantes dos painéis:
Jorge Caldeira – Escritor;
Daniel Becker – Pediatra;
Jens Brüggemann – Diretor-Geral do GIZ – Brasil;
Arthur Ramos – Senior Advisor em Clima e Energia do Boston Consulting Group (BCG);
Lana Pinheiro – Editora de Sustentabilidade da Revista Isto É;
Cláudio Pádua – Diretor da Parquetur
Angela Kuckzach – Diretora-Executiva da Rede Pró-UC;
Ricardo Gonzalez – Idealizador do Movimento Praia para Todos;
Bebel Barros – Consultora do Programa Criança e Natureza do Instituto Alana;
Pedro Passos – Conselho de Administração do Instituto Semeia;
Fernando Pieroni – Diretor-Presidente do Instituto Semeia;
Guilherme Passos – Conselho de Administração do Instituto Semeia.
Informações
5ª edição do Parques do Brasil 2021
Data: 9 e 10 de junho
Horário: a partir de 16h
Inscrições: eventos.semeia.org.br/parquesdobrasil-2021Para mais detalhes, acesse o site do Semeia.
Leia também
Instituto Semeia lança guia para evitar contágio da COVID-19 em parques
O manual traz orientações e protocolos de segurança e de saúde para gestores e visitantes de unidades de conservação que estão reabrindo →
Ana Luiza da Riva: “Conexão com Natureza passa pelo direito de usufruir parques”
Diretora do Instituto Semeia, fala sobre o objetivo de aproximar governos de empresas e ONGs para melhorar a gestão dos parques. →
Mais de 60% da população das maiores cidades do país não frequenta parques, diz pesquisa
Distância é citada como entrave à visitação, mesmo em relação a parques urbanos. Custos com viagem e questões culturais também aparecem como motivo para a baixa frequência →
Tem categoria demais no SNUC, tem que simplificar, deixar mais focado no principal, e não nas minúcias de diferença entre uma e outra. E outra, UC sem Plano de Manejo e a maior parte da área já com regularidade fundiária…não é UC!