O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançou, na última segunda-feira (3), a campanha #ClimateCounts (“O Clima Conta”), uma iniciativa voltada ao combate a desinformação sobre a crise climática e ampliar o engajamento público diante da emergência ambiental.
A ação chega dias antes da COP30, que será realizada em Belém (PA) entre 10 e 21 de novembro, e marca também os dez anos do Acordo de Paris. A campanha apresentará 30 fatos sobre o clima, cada um acompanhado de um visual de impacto, com o objetivo de tornar o tema mais acessível e urgente.
“À medida que o mundo se aproxima da COP30, a mensagem é clara: não temos tempo a perder”, afirmou Cassie Flynn, diretora global de Mudança Climática do PNUD. “A #ClimateCounts mostra que o que é bom para o planeta é bom para as pessoas.”Com o avanço da desinformação e do negacionismo climático nas redes sociais, o PNUD aposta na educação e no letramento climático como formas de fortalecer a ação coletiva.
A campanha #ClimateCounts integra o portfólio da Climate Promise (“Promessa Climática”), iniciativa do PNUD que apoia mais de 140 países no desenvolvimento e implementação de políticas climáticas, com US$ 2,45 bilhões em financiamento. O trabalho envolve áreas como adaptação, mitigação, mercados de carbono, clima e florestas, além de gestão de riscos e segurança ambiental.
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