Salada Verde

PNUD lança campanha contra desinformação climática antes da COP30 em Belém

Iniciativa global busca tornar a crise climática mais compreensível e combater o negacionismo. O “Clima Conta” apresentará 30 fatos sobre o clima

Karina Pinheiro ·
5 de novembro de 2025
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançou, na última segunda-feira (3), a campanha #ClimateCounts (“O Clima Conta”), uma iniciativa voltada ao combate a desinformação sobre a crise climática e ampliar o engajamento público diante da emergência ambiental.

A ação chega dias antes da COP30, que será realizada em Belém (PA) entre 10 e 21 de novembro, e marca também os dez anos do Acordo de Paris. A campanha apresentará 30 fatos sobre o clima, cada um acompanhado de um visual de impacto, com o objetivo de tornar o tema mais acessível e urgente.

“À medida que o mundo se aproxima da COP30, a mensagem é clara: não temos tempo a perder”, afirmou Cassie Flynn, diretora global de Mudança Climática do PNUD. “A #ClimateCounts mostra que o que é bom para o planeta é bom para as pessoas.”Com o avanço da desinformação e do negacionismo climático nas redes sociais, o PNUD aposta na educação e no letramento climático como formas de fortalecer a ação coletiva.

A campanha #ClimateCounts integra o portfólio da Climate Promise (“Promessa Climática”), iniciativa do PNUD que apoia mais de 140 países no desenvolvimento e implementação de políticas climáticas, com US$ 2,45 bilhões em financiamento. O trabalho envolve áreas como adaptação, mitigação, mercados de carbono, clima e florestas, além de gestão de riscos e segurança ambiental.

  • Karina Pinheiro

    Jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), possui interesse na área científica e ambiental, com experiência na área há mais de 2 anos.

Leia também

Salada Verde
1 de outubro de 2025

Desinformação climática explode nas redes e mira a COP30, em novembro

Objetivos políticos incluem atrasar ações contra a crise global e melar a imagem da conferência, do Brasil e da capital paraense

Notícias
11 de outubro de 2024

Estudo da UFRJ analisa negacionismo climático no Youtube

Realizado pelo Netlab-UFRJ, a pesquisa buscou entender como argumentos de falsos especialistas em clima repercutem nos comentários da audiência dos vídeos

Colunas
25 de setembro de 2024

A desinformação climática e o marketing da morte

Indústria fóssil impediu deliberadamente ações para enfrentar as mudanças climáticas, mesmo sabendo dos riscos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.