O pontapé inicial para a implementação da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo (PNMIF) foi dado na última semana de 2018, quando o Executivo enviou ao Congresso Nacional o projeto de lei para a criação do programa. A PNMIF estabelece uma política para reduzir a ocorrência de incêndios florestais e os danos causados pelas queimadas.
A PNMIF prevê a substituição gradativa do uso do fogo no meio rural e o uso adequado de queimas prescritas (que ocorrem no início da seca) e de queimas controladas (o emprego do fogo como fator de produção e manejo em atividades agropastoris ou florestais com limites definidos) para evitar incêndios florestais e os danos para a qualidade de vida, o meio ambiente e o clima global.
A proposta veio da necessidade de uma política de combate aos incêndios florestais conforme o previsto no artigo 40 do Código Florestal. A elaboração do plano levou dois anos e envolveu diversos segmentos da sociedade civil como povos indígenas, comunidades tradicionais, comunidade acadêmica e estados.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), os meses com maiores registros de focos de calor nos biomas Amazônia e Cerrado vão de agosto a outubro, com o registro de mais de 106 mil focos entre 1º a 27 de setembro de 2017.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério do Meio Ambiente.
Saiba Mais
Projeto de Lei que institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo
Leia Também
Vídeo: O que é manejo integrado de fogo? por Christian Berlinck
Leia também
Amazônia deve ter recorde de queimadas
Previsão divulgada pela Nasa e pela Universidade da Califórnia aponta que solo da floresta está mais seco em 2016 do que nos anos de seca extrema de 2005 e 2010; El Niño é principal culpado →
Arco do fogo avança sobre o Amazonas
Agosto registrou um record para o estado, mais de 6 mil focos de queimadas. O maior número desde que o monitoramento começou →
Vídeo: O que é manejo integrado de fogo? por Christian Berlinck
O coordenador de Prevenção e Combate a Incêndios do ICMBio explica como manejar o fogo pode ser uma ferramenta essencial para prevenir incêndios florestais →
Parabéns a todos envolvidos!!! Causa nobre wue fsra diferenca tanto psra a biodiversidade das unidades de conservacao quanto para as propriedades rurais.