Vídeos

Vídeo: O que é manejo integrado de fogo? por Christian Berlinck

O coordenador de Prevenção e Combate a Incêndios do ICMBio explica como manejar o fogo pode ser uma ferramenta essencial para prevenir incêndios florestais

Daniele Bragança · Márcio Lázaro ·
26 de agosto de 2018 · 3 anos atrás
Incêndio florestal atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), em outubro de 2017. Foto: Fernando Tatagiba.

Organização e planejamento do uso de fogo é uma forma eficaz de combater o incêndio florestal, explica o biólogo Christian Niel Berlinck, que coordena a Prevenção e o Combate a Incêndios do Instituto Chico Mendes (ICMBio), autarquia que cuida das Unidades de Conservação federais.  

Segundo o analista ambiental, o controle do uso do fogo não dispensa o combate tradicional de queimadas, a convocação de brigadistas e a construção de aceiros, mas diminui a ocorrência do incêndio florestal de média e larga proporção.

Leia Também

Incêndio destrói um quarto da Floresta Nacional de Brasília

Queimada em nome da ciência

Vídeo: O solo é um recurso renovável? por Rosangela Botelho

  • Daniele Bragança

    É repórter especializada na cobertura de legislação e política ambiental. Formada em jornalismo pela Universidade do Estado d...

  • Márcio Lázaro

    Jornalista, repórter cinematográfico, editor de vídeo e imagens, mestre em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ).

Leia também

Vídeos
3 de junho de 2018

Vídeo: O solo é um recurso renovável? por Rosangela Botelho

Embora essencial para a vida humana, a conservação dos solos ainda não entrou na pauta pública como um problema grave a ser enfrentado

Reportagens
20 de outubro de 2004

Queimada em nome da ciência

ONG ambientalista de pesquisa e o maior plantador individual de soja no mundo se unem para fazer pesquisa sobre os efeitos do fogo em vegetação de transição.

Reportagens
23 de setembro de 2011

Incêndio destrói um quarto da Floresta Nacional de Brasília

Queimadas devastaram 25% da unidade e origem do fogo parece ser criminosa. No país, 300 mil hectares em unidades federais já arderam.  

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta