O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) publicou, no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa (IN) nº 3/2017, que institui o Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade. A Instrução Normativa estabelece protocolos padronizados que vão permitir análises regionais, estabelecendo um conjunto mínimo de dados.
O ICMBio explica que antes esse monitoramento era realizado de maneira mais personalizada e de acordo com cada unidade de conservação (UC) e que, com as novas regras, será possível reunir unidades que monitoram mesmo alvo, possibilitando análises regionais e comparação com outras áreas protegidas.
A nova norma também permite participação popular na obtenção de dados, desde que a pessoa seja capacitada, permitindo assim, economia de recursos, sem a necessidade de uso de equipamentos sofisticados e profissionais altamente especializados. “A população, quando participa da coleta de dados, confia mais na veracidade das informações. Assim, o debate sobre o uso de certos recursos fica mais qualificando, auxiliando na conciliação dos entendimentos”, destaca Tathiana Souza, coordenadora de Monitoramento da Biodiversidade do ICMBio.
O ICMBio realizou cursos de capacitação de servidores para a implementação da Instrução Normativa. Foram treinadas 187 pessoas de 119 unidades de conservação federais e estaduais.
O monitoramento da biodiversidade faz parte de uma das metas institucionais do ICMBio, a principal é saber se as unidades de conservação estão sendo efetivas no monitoramento da biodiversidade.
*Com informações da Assessoria de Imprensa do ICMBio.
Leia Também
Leia também
O que é Biodiversidade
Estudos estimam que 8,7 milhões de diferentes espécies vivas habitam o planeta. A biodiversidade abrange toda esta variedade de flora, fauna e micro-organismos. →
Brasil terá portal de dados sobre a biodiversidade em UCs
MMA firma parcerias com a USP e uma instituição alemã para que iniciativa saia do papel. Previsão é de que o sistema fique pronto no final do ano. →
ICMBio lança portal de geoprocessamento e dados de UCs
O espaço apresenta ferramentas de geoprocessamentos, com mapas interativos e dados espaciais disponíveis inclusive para download. Confira! →