Queda no número de borboletas no Reino Unido choca cientistas

Contagem baixa deste verão tem entre possíveis motivos estações do ano anterior atípicas, agricultura intensiva e uso de pesticidas

10 de outubro de 2016 · 7 anos atrás
O número de borboletas-pavão (Peacock Butterflies) caiu 42% em relação ao ano passado. Foto: Pedro Henriques/Flickr

Um dado chamou a atenção dos cientistas britânicos essa semana: neste verão, constatou-se uma brutal queda no número de borboletas. A informação vem do Big Butterfly Count, um órgão de pesquisa britânico, criado em 2010, que se tornou o maior centro de levantamento de borboletas do mundo. A borboleta-pavão, por exemplo, sofreu uma redução de 42% da sua população em relação ao ano passado. Borboletas reagem rapidamente às alterações em seu ambiente e, por isso, são excelentes indicadores de biodiversidade. Quando há declínio de borboletas, isso é um alerta para investigar outras perdas de vida selvagem.

“Choque e mistério” foram as palavras utilizadas pelos cientistas da Butterfly Conservation, outra instituição de conservação das borboletas. Segundo eles, esse verão foi  mais quente que a média e muito mais seco em relação ao ano anterior, fatores ruins para esses animais. Entre os possíveis motivos para essa diminuição do número de borboletas estão a irregularidade das estações do último ano, que também teve um inverno mais brando e uma primavera mais fria, além dos impactos da agricultura intensiva e uso de pesticidas.

Fonte original: The Guardian (original em inglês)