Revogaço do revogaço
Em evento realizado na segunda-feira (14) na Conferência do Clima da ONU, que este ano acontece no Egito, o senador Randolfe Rodrigues, integrante da equipe de transição do novo governo, afirmou que a gestão Lula deve começar com a anulação dos atos anti socioambientais promovidos pelo governo Bolsonaro, em especial o que ficou conhecido como “revogaço”, que extinguiu conselhos e reduziu a participação da sociedade civil em instâncias da administração pública.
“Se preparem, a partir de 1º de janeiro, todos os conselhos serão restaurados, vamos começar um governo na reconstrução com um ‘revogaço’ de todos os atos de desmatamento do período fascista. Vamos iniciar o governo da reconstrução com um ‘nomeaço’ para chamar a sociedade para, juntos, construirmos o Brasil”, disse Rodrigues, no evento “Novo governo: Brasil de volta ao jogo climático”, promovido pelo Brazil Climate Action Hub, o espaço das não-governamentais na COP 27.
Segundo Randolfe, Lula será o único presidente da história que terá dois meses a mais de mandato. “O descaso e o abandono eram tão grandes nesses quatro anos, a ausência foi tamanha, que havia uma expectativa e uma ansiedade da sociedade para que o governo começasse no dia 30 de outubro, às 19h59 [hora em que o resultado oficial das eleições foi confirmado pelo TSE]”.
Governadores pelo Clima
Com a vitória de Lula, os governadores brasileiros voltaram a se articular para a formação do Consórcio Verde, uma instituição jurídica que será criada para ajudar na recepção e destinação de recursos para as áreas ambientais dos estados. A ideia do Consórcio está sendo articulada pela Coalizão dos Governadores pelo Clima, movimento político formado em 2020 diante da inação do governo Federal na questão climática, com o objetivo de reforçar o compromisso dos estados em relação à implementação do Acordo de Paris.
Segundo o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, que tem articulado o movimento, 22 governadores dos 27 estados já assinaram o protocolo de intenções do Consórcio Verde, e, até o final do ano, o número mínimo – 10 estados – para a formalização da figura jurídica do Consórcio Verde será alcançado. Até o momento, quatro estados já tiveram sua participação aprovada nas Assembleias Legislativas estaduais.
Sem assédio, por favor
O secretário-executivo para Mudanças Climáticas da ONU, Simon Stiell, enviou nesta terça-feira (15) uma mensagem aos participantes da conferência em que chama a atenção para o Código de Conduta na COP-27, pedindo que os assédios acabem durante as sessões do evento.
“Eu gostaria de lembrar a todos os participantes o Código de Conduta, ao qual todos concordaram em aderir. Sessões sem assédio só podem ser atingidas se todos nós agirmos conscientemente e criarmos um local seguro para que isso não aconteça”.
Atualmente, um processo de investigação segue aberto para investigar casos de assédio nas sessões da Conferência e outros espaços. Desde o início, as discussões na cúpula do clima da ONU vêm acompanhadas com duras críticas sobre falta de direitos humanos mínimos no Egito e sobre a cultura de assédio, comum ao país.
Fake news do clima
Duas organizações não-governamentais, a Climate Action Against Desinformation e a Conscious Advertising Network, publicaram hoje um relatório sobre o impacto que a desinformação climática tem na percepção pública sobre o tema. A pesquisa indica que 40% dos brasileiros acreditam que os combustíveis fósseis são uma fonte de energia amiga do clima, enquanto cientistas de todo mundo mostram o contrário. A taxa brasileira é semelhante à dos EUA (39%) e à dos australianos (34%), muito maior do que a dos alemães (25%) e dos britânicos (14%) e menor do que a da Índia (57%).
Este boletim foi produzido como parte do Climate Change Media Partnership 2022, uma bolsa de jornalismo promovida pela Internews´ Earth Journalism Network e pelo Stanley Center for Peace and Security.
Leia também
Quentinhas do Clima #4 – Joe Biden promete 150 milhões a países subdesenvolvidos
Biden, aporte, a volta o Fundo Amazônia e o patrocínio "oculto" da Coca-cola. Veja os principais destaques do 6 dia de conferência →
Quentinhas do Clima #3 – Brasil lotando a COP (de novo) e a presença contraditória de petrolíferas
Delegações gigantes, indesejáveis e a chegada da delegação brasileira não oficial, representando o novo governo eleito, são destaques do terceiro boletim com as notícias mais recentes da COP-27. Veja: →
Quentinhas do Clima #2 – EUA lançam programa de crédito de carbono
Financiamento climático, transição energética e justiça climática são destaques do Quentinhas do Clima, o boletim com as notícias mais recentes da COP-27. Confira: →