Salada Verde

Quentinhas do Clima #4 – Joe Biden promete 150 milhões a países subdesenvolvidos

Biden, aporte, a volta o Fundo Amazônia e o patrocínio "oculto" da Coca-cola. Veja os principais destaques do 6 dia de conferência

Cristiane Prizibisczki ·
11 de novembro de 2022 · 1 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A sexta-feira foi marcada pela visita do presidente americano, Joe Biden, à Convenção do Clima da ONU, que este ano está sendo realizada no Egito. Em seu discurso, Biden anunciou o apoio financeiro de 150 milhões de dólares para projetos de adaptação climática na África.

O recurso é bem-vindo, mas é pouco para as necessidades de mitigação e adaptação em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento: a cifra acordada pelos países membros na ONU é de aportes anuais de 100 bilhões de dólares, o que nunca chegou a ser alcançado.

Biden também anunciou que os EUA estão trabalhando para cumprir o compromisso de reduzir em 50% suas emissões de gases estufa até 2030. Se conseguir, o resultado será sentido em todo globo: os EUA é o 2º maior emissor de GEE do mundo. Quase ¼ de gases estufa lançados na atmosfera todos os anos vêm dos EUA.

Fundo Amazônia

A ex-ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, participou de vários eventos hoje na COP 27. Um deles foi sobre a potência brasileira em relação ao meio ambiente no novo governo, que também contou com a presença de Jeniffer Morgan, atualmente representante especial para a política climática internacional do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha.

O clima de amizade e companheirismo entre elas fortaleceu a ideia da retomada do Fundo Amazônia e as cooperações entre os países. Morgan também mostrou entusiasmo com a vitória de Lula e a possibilidade de retomada das relações bilaterais entre os dois países.

Coca-cola

O fato de a Coca-Cola ser a patrocinadora oficial da cúpula do clima gerou muito criticismo desde o início do evento. Não é para menos, Coca-Cola está entre os maiores produtores de lixo plástico do mundo.

Durante toda esta semana, muito se falou sobre a incoerência de ter uma empresa poluidora com a marca ligada à COP. Nos burburinhos dos corredores, chegou-se até a cogitar o abandono do patrocínio, desmentido pela empresa no final da noite de ontem

Desde ontem, os quiosques amanheceram com fitas adesivas. Segundo foi apurado, a empresa, o governo egipcio e a própria ONU, ficou acordado que a presença da marca no evento seria diminuída.

A Portas Fechadas

Nas salas do Centro de convenções fechadas ao público e nos corredores, os negociadores dos países-membro da ONU tiveram uma semana difícil, com muita negociação e pouco avanço nos tópicos que estão em discussão na agenda do evento.

Segundo Stela Herschmann, especialistas em políticas públicas no Observatório do Clima e observadora da convenção, nenhum rascunho foi fechado ainda, tornando o trabalho das negociações de alto nível na semana que vem ainda mais difícil.

Este boletim foi produzido como parte do Climate Change Media Partnership 2022, uma bolsa de jornalismo promovida pela Internews´ Earth Journalism Network e pelo Stanley Center for Peace and Security.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Salada Verde
10 de novembro de 2022

Quentinhas do Clima #3 – Brasil lotando a COP (de novo) e a presença contraditória de petrolíferas

Delegações gigantes, indesejáveis e a chegada da delegação brasileira não oficial, representando o novo governo eleito, são destaques do terceiro boletim com as notícias mais recentes da COP-27. Veja:

Salada Verde
8 de novembro de 2022

Quentinhas do Clima #1 – Livro de regras para evitar o greenwashing

((o))eco estreia nesta terça-feira (8) o Quentinhas do Clima, um boletim com as notícias mais recentes da COP-27, que acontece no Egito até o próximo dia 18. Confira:

Salada Verde
9 de novembro de 2022

Quentinhas do Clima #2 – EUA lançam programa de crédito de carbono

Financiamento climático, transição energética e justiça climática são destaques do Quentinhas do Clima, o boletim com as notícias mais recentes da COP-27. Confira:

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.