Salada Verde

Quentinhas do Clima #3 – Brasil lotando a COP (de novo) e a presença contraditória de petrolíferas

Delegações gigantes, indesejáveis e a chegada da delegação brasileira não oficial, representando o novo governo eleito, são destaques do terceiro boletim com as notícias mais recentes da COP-27. Veja:

Cristiane Prizibisczki ·
10 de novembro de 2022 · 1 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Saiu nesta quinta-feira (10) um balanço prévio do número de participantes na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, realizada no balneário de Sharm-el-Sheikh, Egito, de 6 a 18 de novembro. 

No total, segundo lista divulgada pela ONU ontem, estão inscritas 33.449 pessoas na COP 27. Outro levantamento, divulgado hoje pela organização não-governamental Carbon Brief, mostrou que a maior delegação é a dos Emirados Árabes, que mandou 1.073 pessoas. Isso provavelmente se deve ao fato de que a nação irá sediar a Conferência no ano que vem.

A segunda maior representação é a brasileira, com 574 inscrições. O Brasil sempre se destaca nas COPs pelo número de participantes enviados. Ano passado, na COP 26, em Glasgow, foram 479 inscritos, número que só foi superado pela delegação do país sede. República Democrática do Congo aparece em terceiro lugar (459), seguido pelo Kenya (386), Canadá (377), Zimbabwe (264), Senegal (245), Uganda (241), República do Congo (237) e Iraque (235). 

Importante ressaltar que os números podem ser menores. A cifra oficial de quem realmente esteve na COP – por enquanto o número se refere somente aos que estão registrados – é divulgado somente no final do evento.

Very Important People (VIP)

Hoje também foi o dia da chegada de pessoas importantes do Brasil, como as ex-ministras Marina Silva e Izabella Teixeira (Meio Ambiente), o ministro do Superior Tribunal Federal Roberto Barroso, as recém-eleitas deputadas Sônia Guajajara e Célia Xakriabá, que vão compor a bancada do cocar no Congresso, além de secretários de estados e ativistas, como Negro Belchior, do movimento negro, e Txai Suruí, da juventude indígena. Também estava presente o deputado Nilto Tatto, responsável pela área ambiental do Plano de Governo de Lula, e a deputada Joênia Wapichana, primeira mulher indígena a conquistar vaga de deputada federal, em 2018. Joênia não foi reeleita.

Pressão sobre negociações

Levantamento feito pelas organizações Corporate Accountability, Global Witness e Corporate Europe Observatory mostrou que as indústrias de óleo e gás enviaram 636 representantes para a Conferência realizada no Egito. A cifra representa um crescimento de 25% em relação ao ano passado.

Em um evento que se discute redução de emissões de gases estufa e transição para uma matriz energética limpa, a presença de tais indústrias é uma incoerência e uma ameaça: a sociedade civil teme que tais representantes influenciem nos resultados das negociações.

Bloco florestal

Com a vitória de Lula para a Presidência, o burburinho sobre a criação de um novo bloco de negociações, formado por Brasil, República Democrática do Congo e Indonésia, voltou a ganhar força. O tema tem sido discutido no âmbito da COP e está ganhando corpo, mas a possibilidade de que ele seja formalizado ainda durante o evento é pequena.

A ideia é que esses países, juntos, formem um “bloco florestal”, de forma a ganhar força para propor acordos comerciais, como venda de créditos de carbono e financiamento de programas de conservação.

*Editado às 12h35 do dia 11/11/2022.

Este boletim foi produzido como parte do Climate Change Media Partnership 2022, uma bolsa de jornalismo promovida pela Internews´ Earth Journalism Network e pelo Stanley Center for Peace and Security.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Salada Verde
8 de novembro de 2022

Quentinhas do Clima #1 – Livro de regras para evitar o greenwashing

((o))eco estreia nesta terça-feira (8) o Quentinhas do Clima, um boletim com as notícias mais recentes da COP-27, que acontece no Egito até o próximo dia 18. Confira:

Salada Verde
9 de novembro de 2022

Quentinhas do Clima #2 – EUA lançam programa de crédito de carbono

Financiamento climático, transição energética e justiça climática são destaques do Quentinhas do Clima, o boletim com as notícias mais recentes da COP-27. Confira:

Salada Verde
7 de novembro de 2022

Boletim COP 27: Desorganização, filas e muito calor

Sobram filas e falta organização na Conferência que começou ontem no Egito. COP começa sem muita perspectiva de que haverá aumento de ambição. Ouça:

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.