Salada Verde

Série que mostra a produção de cientistas brasileiros vai ao ar na TV Cultura

Em sua segunda temporada, a série Periscópio focará nos geoparques, que aliam a preservação do patrimônio geológico com o desenvolvimento sustentável de seu entorno

Gabriel Tussini ·
16 de maio de 2023 · 3 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A TV Cultura começa a exibir nesta quinta (18) a segunda temporada da série documental Periscópio, que retrata a produção científica de pesquisadores brasileiros. Com episódios semanais, a partir das 20h, a obra focará agora nos geoparques. Em seis episódios, serão exibidos detalhes sobre o funcionamento dessas iniciativas no Brasil – são 3 geoparques reconhecidos e mais de 30 projetos em desenvolvimento. A primeira temporada, exibida em 2021, está completa no canal da emissora no YouTube.

Os geoparques são iniciativas ligadas à UNESCO para preservação de áreas que reúnam importante patrimônio geológico, e seu estabelecimento contribui para o desenvolvimento sustentável e o senso de pertencimento dos habitantes da região. No primeiro episódio da temporada, a série mostrará o trabalho de 4 cientistas que desenvolvem um projeto na bacia do rio Corumbataí, no estado de São Paulo. O objetivo é criar um geoparque na região, que abriga pinturas rupestres, fósseis e ferramentas pré-históricas. A iniciativa já é reconhecida pelo Serviço Geológico do Brasil, mas para ser oficializada como geoparque ainda precisa de aprovação da UNESCO.







A proposta dessa temporada é mostrar os profundos estudos geológicos realizados por cientistas nas regiões da bacia do Corumbataí, da Chapada dos Guimarães (MT) e do Seridó (RN) – este último um dos 3 geoparques oficializados pela UNESCO no Brasil, junto com os geoparques Araripe (CE) e Caminhos dos Cânions do Sul (entre RS e SC). Existem atualmente 10 geoparques reconhecidos na América Latina e 177 em todo o mundo, principalmente na Europa e na China.

  • Gabriel Tussini

    Estudante de jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), redator em ((o))eco e interessado em meio ambiente, política e no que não está nos holofotes ao redor do mundo.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
14 de março de 2019

2ª temporada do Pé no Parque exibe paraíso desconhecido do Superagui

Novos episódios da websérie realizada pela Associação O Eco mostram o Parque Nacional do Superagui, no litoral do Paraná, onde prevalecem os manguezais, praias, restingas e a cultura caiçara

Notícias
12 de junho de 2019

Serra da Capivara é a protagonista da 3ª temporada do Pé no Parque

Novos episódios da websérie apresentam o Parque Nacional da Serra da Capivara, paraíso da arqueologia e da Caatinga, e dão sequência às ações do Movimento Pé no Parque

Notícias
1 de junho de 2020

Movimento Pé no Parque lança Curso de Educação Ambiental online para educadores

As aulas têm como objetivo apoiar a formação de educadores a levar a temática da conservação da natureza para dentro - e fora! - da sala de aula

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.