Notícias

Movimento Pé no Parque lança Curso de Educação Ambiental online para educadores

As aulas têm como objetivo apoiar a formação de educadores a levar a temática da conservação da natureza para dentro - e fora! - da sala de aula

Duda Menegassi ·
1 de junho de 2020 · 4 anos atrás
O 1º módulo do Curso de Educação Ambiental já está disponível na página do Pé no Parque. Arte: Julia Lima

Nesta segunda-feira (01/06) o Movimento Pé no Parque, realizado por ((o))eco, lança um curso de educação à distância voltado para educadores que busca estimular a conexão com a natureza e promover o pensamento crítico sobre temáticas ambientais. O Curso de Educação Ambiental Movimento Pé no Parque é gratuito e aberto a todos os interessados. O primeiro módulo, com quatro vídeo-aulas, já está disponível na página do projeto, para acessar o conteúdo, basta se cadastrar.

O objetivo do curso é contribuir com a formação dos educadores para trabalharem as questões socioambientais e as unidades de conservação dentro – e fora – da sala de aula. E, além da teoria, as aulas trazem exemplos para inspirar atividades práticas e visitas às áreas protegidas.

O primeiro módulo é uma introdução ao Curso e à Educação Ambiental. Nas próximas semanas serão lançados os três módulos seguintes, sempre às segundas-feiras. De carona nas temporadas da websérie Pé no Parque, o curso abordará três dos biomas brasileiros: a Caatinga, o Cerrado e a Amazônia. Cada módulo é composto por quatro vídeo-aulas e todos os episódios ficarão disponíveis na página do projeto e no canal do WikiParques no Youtube. O certificado do curso pode ser obtido ao concluir por aqueles que concluírem as atividades propostas no último módulo deste ciclo, que será lançado 22/06.

As aulas são apresentadas pela educadora e bióloga Jade Prata Bueno e enriquecidas por entrevistas com educadores, pesquisadores, artistas e convidados inspiradores. Além disso, cada módulo é acompanhado de materiais de apoio, como textos, documentos, vídeos e questionários, que podem ser acessados no site do curso e ajudarão o educador a se aprofundar nos temas.

“A promoção de uma atividade de educação ambiental crítica é muito importante para gente repensar a sociedade e nossa relação com a natureza, e conseguir se aproximar da natureza, seja através da tela ou do contato direto. Nesse sentido, esse curso é fundamental, pois ele ajuda a pensar nessa relação enquanto educadores e em como podemos nos conectar com essas áreas naturais de uma forma educativa. A sala de aula também pode ocorrer nesses espaços naturais”, diz Jade Prata.

O Pé no Parque surgiu como uma websérie que percorre parques brasileiros. Suas cinco temporadas estão disponíveis no Youtube. Os 20 episódios da série percorrem 4 biomas diferentes do Brasil e trazem informações sobre parques, ecossistemas e comunidades tradicionais, e também servem como material de apoio para os educadores. Em 2019, o projeto, financiado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, cresceu e se tornou um Movimento, com a realização de diversas ações e eventos de educação ambiental.

 

Ação de educação ambiental realizada pelo Pé no Parque em Novo Airão, Amazonas. Foto: Bruno Kelly/Pé no Parque

Diretor do curso e da websérie, o fotógrafo Marcio Isensee e Sá reforça a importância da parceria com o Moleque Mateiro para ampliar o alcance do Pé no Parque para esfera educativa. “Nós fizemos ações de educação ambiental nas comunidades dos entornos dos parques e vimos que havia um grande potencial para produzirmos um curso voltado para educadores do Brasil inteiro para que eles possam replicar essas ações e se capacitar em relação à educação ambiental e em como ela pode ser usada dentro e fora de sala. A gente acredita que esse curso é de grande valia para quem trabalha com educação e que ele pode alcançar e inspirar muitas pessoas a colocarem o Pé no Parque e visitarem as unidades de conservação, não apenas com o objetivo de turismo, mas também com o objetivo de educação”, resume o diretor.

Parceiros do Pé no Parque na elaboração do curso e nas ações de educação ambiental, o Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental completou 15 anos em 2020. “Para nós, que somos um instituto formado por vários educadores, é um presente poder disponibilizar um curso que vai dar suporte para educadores e ajudá-los em sua formação. É um forma da gente contribuir para disseminação da educação ambiental e pro estímulo da visitação das unidades de conservação, que é onde a mágica pode acontecer – no contato com a natureza!”, comemora Lucia Jaber, uma das diretoras do Instituto.

Entre na página do curso, se inscreva e acompanhe as aulas dos quatro módulos!

 

Leia também

Manual de sobrevivência na quarentena: como visitar os parques sem sair de casa

Jogos caseiros para criança são alternativa para educação ambiental na quarentena

Vídeo: É possível fazer educação ambiental de forma lúdica e interativa? por Maíra Borgonha

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Vídeos
14 de outubro de 2018

Vídeo: É possível fazer educação ambiental de forma lúdica e interativa? por Maíra Borgonha

A oceanógrafa e coordenadora nacional do Projeto Meros do Brasil explica que o desafio que é trabalhar com educação ambiental de espécies que estão longe do dia a dia do cidadão

Salada Verde
9 de abril de 2020

Jogos caseiros para criança são alternativa para educação ambiental na quarentena

Iniciativa do Brasília Ambiental disponibiliza online as cartas do jogo de memória da coleção Eu Amo Cerrado para poder ser utilizado em casa com as crianças

Salada Verde
2 de abril de 2020

Manual de sobrevivência na quarentena: como visitar os parques sem sair de casa

Enquanto a recomendação é ficar de quarentena e os parques estão com a visitação suspensa, websérie é opção de fazer um passeio sem sair de casa

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.