A Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema), que representa os servidores da área ambiental federal, divulgou nesta quarta-feira (10) um manifesto contra as declarações do candidato Jair Bolsonaro (PSL) sobre a fusão do Ministério do Meio Ambiente com o da Agricultura.
O presidenciável tem falado em entrevistas e pronunciamentos contra o que chama de indústria da multa contra o produtor rural e em favor da extinção do Ministério do Meio Ambiente, que ficaria subordinado ao da Agricultura, para, segundo ele, acabar com o conflito entre a conservação e a produção.
“Ressaltamos que “indústria de multas” é um termo utilizado para designar sistemas nos quais o Estado busca aplicar o maior número possível de multas, para arrecadar o máximo, sem se preocupar com ações preventivas. Os dados existentes sobre desmatamento, poluição e outros ilícitos ambientais, demonstram que as multas aplicadas com base na legislação ambiental pelo Ibama e pelo ICMBio não são excessivas em número nem em valor”, disse o manifesto.
Os servidores destacaram que a Constituição, em seu artigo 225, estabelece como dever do Estado “a garantia de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum das atuais e futuras gerações” e que o país entendeu, há quase 30 anos, da necessidade de ter um ministério para fazer cumprir as determinações impostas por esse artigo.
Os servidores também criticam a retirada do Brasil do Acordo de Paris e flexibilização da legislação ambiental. As duas propostas fazem parte do plano de governo do candidato.
Leia o manifesto na íntegra
Meio Ambiente em perigo no Brasil
Leia Também
Leia também
Bolsonaro entra na Justiça para pescar em reserva ecológica
Deputado do PP entrou com mandado de segurança para garantir o direito de praticar pesca amadora na Estação Ecológica de Tamoios, em Angra. →
Infográfico: compare as propostas dos candidatos
Entre as propostas apresentadas pelos 13 candidatos à presidência, há desde fim de subsídios aos combustíveis fósseis a não ter proposta nenhuma. Compare →
Bolsonaro defende o fim do Ministério do Meio Ambiente
Candidato propõe que pasta vire uma secretaria dentro de um novo Ministério de Agricultura e defende o fim das multas feito pelo Ibama e ICMBio →
Parabens Bolsonaro !!! Ibama é reconhecido como industria da Multa Abusivas aos pobres e amigo das madeireiras e grandes empresas que devastam meio ambiente.
Fim do IBAMA, graças a Deus.
Ibama perdeu o poder
Deixa ver se entendi: O Bolsonaro, aquele que quer a criação do excludentes de ilicitude para que as forças de segurança e que questiona o desarmamento civil quer desarmar fiscais florestais…
Como represntante dos agricultores ele é um perigo para os ambientalista porque reprenta criminosos ou pelo menos uma atividade criminosa.
A história de Angra é um clássico da perseguiçao e é uma guerra de narrativas. Como funcionários militantes que representam o aparelhamento ideologico do estado, atuam como agentes revolucionários e caluniam e perseguem o Bolsonaro por uma deterinação partidária, desculpe meu amigo, mas acho que está emprenhando pela orelha e deveria se preocupar mais com o descalabro herdado dos anos PT e apostar na seriedade de um homem que está conduzindo a renovação politica do pais.
Bolsomita não vê o que está claro mesmo. Acordem o cara já deixou claro que pretende vender as terras indígenas para exploração internacional, vai vender a Amazônia para quem pagar mais, por isso já vai sair do acordo de Paris e extinguir o MMA, para fazer perder a força. Acordem, acabará com todas as iquezas que temos. As elites, mineiradoras estão patrocinando suas campanha, a indústria de armas com ações super altas na bolsa brasileira. O antipetismo cegou os de tal forma que não enxergam que o cara é 1000 vezes pior que o Collor. Sem ver até que seu vice quer pegar o poder dele. Vai levar um golpe ainda. Observem só a merda que vai dar.
Grassas a Deus hoje Bolsonaro faz uma de suas promessas tirar o poder do ibama sobre pecuaristas e agricultores obrigado bolsonaro
Valeu apena votar em vc agora podemos trabalhar…,,,,
O Ibama não vai ter mais a tutela do MMA apenas, mas não vai deixar de existir sua função, e importância, o que precisa é que sejam contratados mais funcionários e menos funções comissionadas ou ter influência política, mais agilidade na emissão de licenças.
Quanta hipocrisia! O PT et caterva destruiram esquartejaram o IBAMA para fins politicos, desmontaram as politicas ambientais do pais com direito a atentados contra o Código Florestal, farra das Hidreletricas para financiar eleições, turbinaram a JBS que não só ampliou a expansão agropecuária como destruiu pqnos frigorificos, iniciou o ataque às UCs atraves da construção do novo código minerário e conduziu o apis à ruina social e financeira com 14 milhões de desempregados e consequente agravamento socioambiental e falta de recusos para o MMA e IBAMA e tanto a academia, quanto ambientalistas e funcuionarios destas pastas assistiam de arquibancada com moderada indignaçlão e obsequioso silencio.
O que vai acontecer que o IBAMA e o MMA deixarão se de ser premio consolação de amigos e sofrerá menos nma mão de sindicatos.
Esperamos que em uma politica articulada com a agricultura, o tal desenvolvimento sustentável se faça presente e o mimimi infindável da esquerda se traduza em propostas factíveis e não apenas condenscendência com a destruição do patrimonio natural.
Não devemos jamais esquecer a destruição do Museu Naciuonal na mão da UFRRJ aparelhada pelo PSol e PCdoB e que já está sendo esquecido, sendo um quadro da herança maldita que Bolsonaro irá receber e o mesmo se aplcia ao Meio Ambiente.
Engraçado…diziam isso do Trump e o mundo não acabou…economia lá bombando…e não houve apicalipse ambiental nenhum
E ninguém caaaala…. esse chororô… chora o time todo, chora o presidente, chora o torcedoooor…
Uma das maiores riquezas do nosso país é a Natureza. Precisamos dela e sentiremos sua falta quando os recursos forem esgotados. Cada área de proteção representa um valor incalculável para nós e para gerações futuras. Não podemos permitir que a busca desenfreada pelo $$ nos roube este valor.
Não sou PT mas sou obrigado a votar contra esse cara.
Gente é só parar para pensar um pouco … A ideia de junção nos dias atuais e impraticável… Ainda mais ele que disse que cada ministério ficará a carga de pessoas técnica e com competência… Neste sentido ele certamente irá ouvir que lá estiver …
Retrocesso. Depois de décadas de aprimoramento de uma política ambiental no País.
Já virei vários votos de servidores do MMA, ICMBio e IBAMA que iriam votar no Bozo no 2° turno quando expliquei pra eles que votar no Bozo é votar contra seu salário, pois Bozo significa:
– extinção da carreira de especialista em meio ambiente (analista ambiental, técnicos, etc) e transformação em carreira em extinção, que é um subproduto de 5a. linha administrado pelo MPOG (fim de aumento salarial, pra começar)
– fim da GDAEM. Simplesmente tem gente que ia ter que tirar filho da escola particular, não conseguir pagar o supermercado, botar gasolina no carro, etc.
As pessoas tão começando a olhar além do ódio cego. Tão vendo que votar no Bozo é assinar atestado de óbito de si mesmo. E, pena pra vocês que continuam no ódio, o voto é secreto e diante da urna, neguinho vai pensar na própria sobrevivência.
Todas as pautas desse candidato são uma mistura de mal com atraso. Ele quer empurrar o Brasil profundo do fosso, transformando décadas de lutas de ambientalistas e de entidades, das universidades, de empresas conscientes e até da grande mídia em favor do meio ambiente, em cinzas.
Somente a mais retrógradas das mentes poderia cogitar essas atrocidades contra o meio ambiente, felizmente conheço pessoas que votaram no Bolsonaro no 1 turno e que não sabiam dessa pauta do seu programa e que agora não apóiam mais o candidato.