Com apenas uma semana desde o acidente que vitimou seus colegas, os servidores do Ibama transformaram o luto em solidariedade. Internamente, eles organizam um fundo para manter a família do único sobrevivente da queda do avião hospedada próxima ao hospital onde o analista ambiental está internado, em estado grave.
Lazlo Macedo de Carvalho, de 44 anos, teve 45% do corpo queimado e está sendo tratado no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), no Rio de Janeiro, desde terça-feira (4). O estado de saúde do analista ambiental apresentou uma melhora e os médicos estudam diminuir a sedação para ver se ele está pronto para respirar sem a ajuda de aparelhos.
O Ibama cobre os custos da manutenção de Lazlo no Rio, mas não de sua família, que mora em Santos e veio para a capital fluminense acompanhar a recuperação dele.
Sem suporte financeiro do órgão, os servidores do Ibama de São Paulo iniciaram uma vaquinha interna para ajudar a família. A mobilização domina as discussões do grupo de e-mail dos servidores, tanto do Ibama quanto do ICMBio.
Acidente
Na manhã da última segunda-feira (03), quatro pessoas morreram após a queda de avião em Roraima. Os analistas ambientais Olavo Perin, de 35 anos, do Espírito Santo; Alexandre Rochinski, de 45 anos, de Santa Catarina e o técnico administrativo Sebastião Júnior, de 50 anos, de Roraima –. mais o piloto, Marcos Jardim, morreram carbonizados após a aeronave em que estavam cair sobre árvores logo após decolar da pista.
O acidente aconteceu em Cantá, município que integra a região metropolitana de Boa Vista, capital do estado. Só Lazlo sobreviveu.
O Cessna, prefixo PR-MFR 2010, da empresa Paramazônia, havia sido alugado pelo Exército para levar os servidores do Ibama para uma operação de combate à mineração ilegal na Terra Indígena Yanomâmi, área de fronteira, em uma ação da Operação Curare VIII. É o segundo avião da empresa a cair em menos de duas semanas.
Leia Também
Floresta Nacional do Jamanxim: Policial é morto durante operação do Ibama
Leia também
Floresta Nacional do Jamanxim: Policial é morto durante operação do Ibama
Agente foi baleado no pescoço após equipe sofrer emboscada. Operação combatia desmatamento ilegal na área protegida. Polícia Federal investiga o caso. →
Avião cai com equipe do Ibama em Roraima
Quatro pessoas morreram. O único sobrevivente, que está internado em estado grave, teve a identidade confirmada na manhã desta terça-feira →
Exército homenageia servidores do Ibama mortos em acidente
Cerimônia militar antecede envio às famílias dos corpos de duas das três vítimas do órgão, que faleceram em desastre aéreo em Roraima →
Tem como ajudar? Uma conta ou campanha na internet? Se sim, seria interessante divulgar, qualquer quantia ajuda nessa hora.