A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) fez uma nova mudança em seu site, alterando e removendo trechos que explicitam a ligação entre mudanças climáticas e a queima de combustíveis fósseis em atividades humanas. Para cientistas, as mudanças são “extremamente preocupantes”. EPA fala em “não aceitar mais ordens do culto climático”.
As mudanças no site ocorrem em meio aos esforços do governo Trump para impulsionar as indústrias de petróleo, gás e carvão no país. A página dedicada às “causas da mudança climática” deixou de mencionar o principal responsável pelo aquecimento global – a queima de tais combustíveis fósseis – e passou a enfatizar apenas fatores naturais para alteração do clima
A página agora afirma: “Os processos naturais sempre influenciaram o clima da Terra e podem explicar as mudanças climáticas anteriores à Revolução Industrial, no século XVIII”, antes de listar questões como mudanças na órbita da Terra, variações na atividade solar e atividade vulcânica. Embora admitam que os fatores naturais, sozinhos, não explicam totalmente o aquecimento da terra, os conteúdos não deixam claro quais são as reais causas.
Outras páginas foram retiradas totalmente do ar, como a de “indicadores de mudança climática”, eliminando um recurso importante usado por educadores e pesquisadores.
Além da remoção direta de conteúdos, algumas seções foram mantidas, mas com alterações que suavizam ou omitem referências à contribuição humana para o aquecimento global.
As modificações despertaram forte reação da comunidade científica, que acusa a EPA de distorcer informações e comprometer a integridade científica. À CNN Americana, Daniel Swain, cientista climático da UC Agriculture and Natural Resources, disse que o problema maior não são as páginas que desapareceram, mas sim aquelas como “causas da mudança climática” que foram modificadas “de forma que não sejam mais precisas”.
À CNN, a EPA disse que a agência não está mais focada em proteger “agendas políticas de esquerda” e que “não aceita mais ordens do culto climático”.
Leia também
Trump chama mudança climática de “fraude” e diz que energia limpa é uma “piada”
Presidente norte-americano também nomeou cientistas da ONU “estúpidos” e atacou esforços de bloco de países em reduzir emissões de gases-estufa →
Orçamento do Sistema Global de Clima pode ser prejudicado com cortes de Trump
Cientistas internacionais se reúnem no Brasil para discutir continuidade do sistema e iminente fim de produção de dados sobre clima nos EUA →
Decisão de Trump sobre mineração submarina acende alerta global
A medida engrossa a lista de ataques da administração dos Estados Unidos às pautas ambientais de interesse mundial →




