Salada Verde

Sociedade civil reivindica participação no Mapa do Caminho para fim dos combustíveis fósseis

Mais de 100 organizações enviam carta a embaixador Corrêa do Lago pedindo que criação do roteiro seja “processo político real e inclusivo”

Cristiane Prizibisczki ·
4 de fevereiro de 2026
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Um grupo de 114 organizações da sociedade civil enviou, na terça-feira (3), uma carta ao embaixador André Corrêa do Lago – que até novembro próximo preside a 30ª Conferência do Clima da ONU – solicitando participação ativa na construção do Mapa do Caminho para o Fim do Uso de Combustíveis Fósseis no país.

Entre os signatários estão organizações de justiça climática, povos indígenas, direitos humanos, grupos religiosos e comunitários.

A construção de um roteiro para a descarbonização foi proposto pelo presidente Lula durante a COP30. Como a proposta não foi aceita pela totalidade dos países que participavam da Convenção, a presidência brasileira do evento anunciou que comandaria a construção do Mapa, em um processo voluntário.

As organizações signatárias da carta enviada esta semana ressaltam a necessidade de ação concreta, em um contexto de ruptura geopolítica e de intensificação dos impactos climáticos ao redor do mundo.

“Grande parte da credibilidade de uma transição global para longe dos combustíveis fósseis depende agora de saber se o roteiro para essa transição será um processo político real e inclusivo ou apenas mais um documento destinado a acumular poeira.”

Acesse a carta aberta aqui.

  • Cristiane Prizibisczki

    Jornalista com quase 20 anos de experiência na cobertura de temas como conservação, biodiversidade, política ambiental e mudanças climáticas. Já escreveu para UOL, Editora Abril, Editora Globo e Ecosystem Marketplace e desde 2006 colabora com ((o))eco. Adora ser a voz dos bichos e das plantas.

Leia também

Notícias
28 de janeiro de 2026

Sociedade civil cobra de Lula cronograma para fim do uso de fósseis no país

Por determinação do Executivo, ministérios têm até a próxima semana para apresentar diretrizes de criação do Mapa do Caminho para fim dos fósseis

Notícias
27 de janeiro de 2026

Multilateralismo climático precisa amadurecer, diz embaixador Corrêa do Lago

Em nova carta à comunidade internacional, presidente da COP30 propõe a criação de um “multilateralismo de dois níveis”, baseado no consenso e também na ação

Reportagens
21 de novembro de 2025

COP30 – Em busca de um caminho do meio para o mapa do caminho sobre fósseis

Dois grandes blocos se opõem sobre o tema na Cúpula de Belém. Colômbia lidera iniciativa “paralela” que pede fim no uso de combustíveis fósseis

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.