Salada Verde

Tenho obsessão em fazer o Brasil voltar a ser protagonista na questão climática, diz Lula

Declaração foi feita durante Fórum Empresarial Brasil-Espanha, onde presidente está para buscar investimentos. Lula também disse querer transformar o Brasil em “canteiro de obras”

Cristiane Prizibisczki ·
25 de abril de 2023
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Em discurso no encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Espanha, que acontece em Madri nesta terça-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que tem como uma de suas “obsessões” para o novo mandato fazer com que o Brasil volte a ser protagonista na área ambiental, sobretudo na questão climática.

“O dado concreto é que eu votei a governar o Brasil com um único objetivo. É uma obsessão recuperar a credibilidade do Brasil diante do mundo, recuperar o processo democrático do Brasil e fazer com que o Brasil volte a ser protagonista, sobretudo na questão climática”, disse.

Com sua presença no Fórum, Lula visa atrair investimentos espanhóis para o Brasil – assim como fez em Portugal, onde passou os últimos quatro dias – e alavancar o Acordo Europa – Mercosul.

Em sua fala, o presidente exaltou a capacidade da produção brasileira de energia limpa e os compromissos em zerar o desmatamento até 2030. Atualmente, as mudanças de uso do solo são responsáveis por quase 50% das emissões brasileiras de CO2.

“Seremos rigorosos na repressão ao garimpo ilegal e contra os que atentam contra os povos indígenas. Lembro também das metas que voluntariamente adotamos para a redução das emissões de gases de efeito estufa”, completou o presidente.

A obsessão de Lula em transformar o Brasil num exemplo na questão climática e ambiental, no entanto, vai precisar de muito empenho para que seja concretizada. Isso porque o presidente também disse que espera que a parceria financeira entre Brasil e Espanha resulte na retomada de obras potencialmente poluidoras.

“Nenhuma obra permanecerá paralisada. Vamos transformar o Brasil em um canteiro de obras, construindo, ampliando e modernizando portos, aeroportos, rodovias, ferrovias, hidrovias. Vamos superar os gargalos que minam a competitividade brasileira”, disse ele, em referência ao novo plano de infraestrutura e desenvolvimento que o governo brasileiro vai lançar.

O plano será, segundo o Executivo, uma substituição do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC), marco da gestão petista que vigorou entre 2007 e 2018. Durante o PAC, foram feitas obras como a Ferrovia Norte-Sul, refinarias da Petrobrás, as usinas de Belo Monte e de Santo Antônio e a usina termelétrica nuclear de Angra 3. Além do impacto ambiental, parte dessas obras esteve envolvida em escândalos de corrupção.

O novo plano do governo deve ser anunciado em maio próximo.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Colunas
25 de abril de 2023

Na antessala do colapso climático

Os sinais de colapso climático trazem à baila o grande problema para a sobrevivência da humanidade: a segurança hídrica, alimentar, e a prevenção das migrações em massa

Notícias
13 de abril de 2023

Em 2022, bancos investiram U$673 bi na exploração de combustíveis fósseis

Desde a adoção do Acordo de Paris, que visa limitar emissões, as 60 maiores instituições financeiras do mundo injetaram U$ 5,5 trilhões em empresas do ramo

Reportagens
30 de março de 2023

Despreparo do Congresso sobre clima prejudica investimentos internacionais no país, diz especialista

Novas regras da União Europeia poderão causar desarranjos na produção de commodities, mas ainda não são suficientes para fazer do clima uma pauta para além do espectro ‘direita e esquerda', segundo análise de Mônica Sodré, da Rede de Ação Política pela sustentabilidade

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.