Salada Verde

Vem Passarinhar divulga calendário 2026 de saídas mensais para observação de aves

Saídas gratuitas de observação de aves em parques municipais de São Paulo ocorrem ao longo de 2026; iniciativa é realizada pela SAVE Brasil em parceria com a Prefeitura

Karina Pinheiro ·
6 de fevereiro de 2026
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O projeto Vem Passarinhar Sampa divulgou o calendário 2026 de saídas mensais gratuitas de observação de aves em parques municipais de São Paulo. A iniciativa é realizada pela SAVE Brasil em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Divisão da Fauna Silvestre da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. As atividades são abertas ao público e ocorrem ao longo de todo o ano.

As saídas contam com acompanhamento de biólogos, que orientam a identificação das espécies e o uso de binóculos, disponibilizados para empréstimo. As aves registradas durante as atividades são inseridas no eBird, base internacional utilizada para monitoramento da distribuição de espécies e apoio a pesquisas científicas, por meio de dados produzidos por observadores.

Em 2025, o projeto realizou 12 saídas e reuniu 819 participantes. Nesse período, foram registrados 3.328 indivíduos de 188 espécies de aves, o que corresponde a aproximadamente 35% das espécies registradas no município de São Paulo. Segundo a organização, houve aumento da participação de crianças nas atividades.

De acordo com a coordenação do projeto, o envio dos registros ao eBird permite a integração dos participantes a uma rede internacional de ciência cidadã. “Quando as pessoas registram as aves no eBird, elas passam a fazer parte de uma rede global de ciência cidadã. Esses dados ajudam pesquisadores a entender a ocorrência das espécies, identificar mudanças ao longo do tempo e embasar ações de conservação, inclusive em áreas urbanas como São Paulo”, diz Juliana Vitório.

Outro ponto da programação em 2025 foi o retorno do Papo de Passarinho, formato de roda de conversa com convidados, voltado ao debate sobre biodiversidade, conservação e a relação das pessoas com os ambientes naturais urbanos. A atividade permanece no calendário de 2026.

Criado em 2016, o Vem Passarinhar Sampa tem como objetivo promover a observação de aves em áreas urbanas, associando educação ambiental, uso de espaços verdes e produção de dados sobre a avifauna. As atividades também promovem a troca entre observadores iniciantes e experientes. Para mais detalhes e atualizações, acompanhe os perfis dos organizadores da iniciativa: @savebrasil@faunasvma ou @svmasp.

  • Karina Pinheiro

    Jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), possui interesse na área científica e ambiental, com experiência na área há mais de 2 anos.

Leia também

Vídeos
28 de outubro de 2018

Vídeo: Passarinhar pode salvar o mundo? Por Luciano Lima

O ornitólogo Luciano Lima explica como a observação de aves ajuda na conservação das aves, da própria natureza e, de quebra, melhora a saúde física e mental das pessoas

Reportagens
21 de junho de 2016

Tietta Pivatto: a arte de passarinhar em contos

Observadora de aves há mais de quinze anos, bióloga lança seu primeiro livro de contos que une essa paixão com outra, a literatura

Salada Verde
17 de maio de 2024

Avistar celebra os 50 anos da observação de aves no Brasil

17º Encontro Brasileiro de Observação de aves acontece este final de semana na capital paulista com rica programação para todos os públicos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.